Um grupo de jovens da cidade da Praia classificou hoje o Dia Internacional da Juventude como uma data importante, que simboliza a paz e união, no entanto apela à abertura de mais emprego e e paz no mundo.
Em declarações à Inforpress, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Juventude, celebrado hoje, a universitária Aline Carvalho enalteceu a importância da data, do seu significado e do que ainda deve ser feito para que a juventude se torne o “transformador do amanhã”.
Para Aline Carvalho, os jovens estão a precisar de mais oportunidade, mas referiu também que em algumas áreas há oportunidades que “nem todos estão a saber aproveitar”.
“Penso que estão a precisar de mais formação no sentido de aprenderem a usar da melhor forma as portas que vão sendo abertas”, mencionou.
Criticou também atitudes de muitos jovens que segundo a mesma acabam por optar por caminhos incorretos e tendo comportamentos desviantes.
“Temos estado a fazer uma caminhada extremamente difícil, às vezes com muitas dificuldades, que faz com que os jovens ficam desmotivados, outros acabam por emigrar por causa da falta de oportunidades e outros entram na criminalidade”, lamentou a jovem.
Eunice Moreira, por seu lado, disse que muitos jovens sonham ter um trabalho e conseguir uma estabilidade financeira, considerando que o que falta é um trabalho em conjunto com as entidades.
“O objectivo é procurar formas de apoiar os jovens e deixá-los mais motivados e impedir que sigam outros caminhos”, realçou.
No entanto, o entrevistado João Wahnon, que diz estar desempregado no momento, apontou que os jovens de hoje não estão a pensar no futuro, antes, pensam em viver o hoje em vez do amanhã.
“Penso que é falta de foco e causa de tudo isso são as redes sociais”, revelou o jovem, que se mostrou preocupado com esta realidade.
“A maioria dos jovens passa muito tempo no telemóvel a usar a internet em vez de se preocupar com outras coisas. A internet é importante, sim, mas deve ser usada de forma útil. Os jovens de hoje acordam com o telemóvel nas mãos e fazem qualquer coisa com o aparelho e quando dão conta o dia já terminou sem terem feito nada”, referiu.
O Dia Internacional da Juventude celebra-se anualmente a 12 de Agosto, com o objetivo de reconhecer o papel dos jovens nas sociedades.
Este ano o tema é “Dos cliques ao progresso: percursos digitais da juventude para o desenvolvimento sustentável”.
Comentários