Embaixador dos EUA visita ilha do Sal
Sociedade

Embaixador dos EUA visita ilha do Sal

O embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, vai estar na ilha do Sal, entre os dias 15 e 16 de outubro, para uma visita oficial de dois dias, fazendo-se acompanhar de uma equipa da Embaixada.

A nota de imprensa enviada à redação de Santiago Magazine dá conta que o objectivo central da visita tem que ver com o reforço das parcerias e cooperação com o Município do Sal, discussão de possíveis oportunidades de investimento privado norte americano nomedamente no setor turístico, dada a importância estratégica daquela ilha e do setor turístico no contexto mais amplo do desenvolvimento de Cabo Verde.

Assim, informa ainda a referida nota o Sr. embaixador e a sua comitiva serão recebidos pelo presidente da Câmara do Sal, Júlio Lopes numa visita de cortesia, no dia 15, às 9h00.  Será uma oportunidade para  discutir a parceria/cooperação do Governo dos Estados Unidos com o Município do Sal, com realce para os investimentos feitos através do Millennium Challenge Corporation (MCC) nos setores de Água e Saneamento e Gestão do Território e as ligações com as principais actividades económicas (turismo e investimento).  Serão também abordadas as potencialidades e os desafios que se colocam ao setor, bem como possíveis oportunidades de investimento privado norte americano.

A deslocação do Sr. embaixador será ainda aproveitada para visitar a ETAR e a expansão da rede de saneamento na cidade de Santa Maria, um projeto financiado pelo MCC no quadro do Fundo de Água e Saneamento – parte integrante do projeto de Água e Saneamento do segundo compacto do MCA-CV II.

Ainda no âmbito da importância estratégica da Ilha do Sal, enquanto destino turístico privilegiado de Cabo Verde e a sua promoção como um hub aéreo de e para o resto do mundo, durante a missão serão realizados encontros com representantes da Câmara de Turismo e operadores turísticos e com o Conselho de Administração da ASA. Com a Câmara de Turismo e operadores serão abordadas as prioridades e os desafios que se colocam ao setor turístico, bem como potenciais oportunidades para investimento privado americano. Com a ASA serão discutidas prioridades mútuas a nível dos transportes aéreos e segurança, o início dos voos Sal – Washingtion D.C., bem como continuar discussões sobre potencias parcerias com o Governo Norte Americano, na sequencia de encontros tidos com o EXIM Bank.

No âmbito da cooperação militar, será visitado o Porto da Palmeira, o Comando Regional e a Polícia Marítima, bem como o laboratório da língua inglesa, financiado pelo AFRICOM. 

A nível comunitário será inaugurado o projeto da Biblioteca Comunitária, projeto esse que visa promover o acesso ao conhecimento e inclusão social à comunidade de Chã de Matias, em particular os seus jovens e crianças, implementado pela ONG Associação de Chã de Matias e financiado pelo governo dos Estados Unidos através do fundo Auto-Ajuda.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.