Arranca hoje o TrekSal, uma caminhada promovida pela Câmara Municipal do Sal, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Terra. Será uma viagem de três dias, feita a pé por toda a orla marítima, para conhecer a biodiversidade e das particularidades que a compõem.
A caminhada arranca hoje a partir de Igrejinha, sob o lema “Conhecer, Envolver, Proteger”. A primeira parada será na zona da Serra Negra, onde será montada o primeiro acampamento. Está previsto no local um workshop sobre as Áreas protegidas e o uso sustentável”.
Amanhã, sábado, os treckers retomam a viagem a partir da Serra Negra e param para descanso na zona da Pedra Furada, para depois seguirem para a Baia da Parda para observação de tubarões. A quarta e última parada é na localidade de Pedra de Lume, onde pernoitam num acampamento montado no local.
No domingo, último dia do evento, está programada uma campanha de limpeza, uma palestra sobre o trabalho de conservação das tartarugas marinhas desenvolvido pelo Projeto Biodiversidade, bem como a sensibilização e recrutamento de voluntários para a campanha de proteção para o corrente ano.
Pretende-se chamar a atenção para a importância dos recursos naturais e para a conservação da biodiversidade além de promover a educação ambiental e uma maior consciência ambiental”. “Apenas conhecendo de perto, poderemos nos envolver, e, consequentemente, entender a importância de proteger e preservar o património natural e ambiental da ilha”, lê-se numa nota da autarquia.
Lê-se ainda no comunicado da edilidade que “no caso da ilha do Sal, a sua pequenez implica uma degradação ambiental mais acelerada, resultado da “pressão exercida” pela crescente demanda turística”. Por outro lado, a “extração desenfreada” de inertes e a destruição do habitat natural, “bastante evidente” nas zonas costeiras com “pesadas consequências” para a biodiversidade que já encaixa, aponta, diversas espécies ameaçadas.
O TrekSal, refira-se, é organizado pela direção do Ambiente da autarquia local e da Coordenação do Gabinete Municipal para o Turismo, em parceria com o Projeto Biodiversidade e Áreas Protegidas – DNA. Um evento para comemorar o Dia Mundial da Terra, que se assinala no dia 22 de Abril.
Comentários