Várias zonas da capital cabo-verdiana com novo visual após requalificação
Política

Várias zonas da capital cabo-verdiana com novo visual após requalificação

O presidente da Câmara Municipal da Praia prosseguiu hoje o lançamento de primeiras pedras para obras de requalificação das localidades de Achada Eugénio Lima/Alto da Glória, bairro de Madjana e São Tomé, financiadas pela autarquia.

A construção da estrada de acesso ao Monte Achada Eugénio Lima/Alto da Glória, a drenagem de água no bairro de Bela Vista, a requalificação e drenagem também na Várzea, no bairro de Madjana, foram as obras lançadas hoje.

Além dessas obras que deverão ser concluídas num espaço de três meses, o autarca fez ainda o lançamento da primeira pedra para a construção da Praça Miradouro subida Tedja – AGF, na entrada/descida Tedja, e para a construção da via de acesso à Praia de mar, na zona de São Tomé.

Segundo Carvalho, tratam-se de obras que vão conferir maior atractividade, melhorar a acessibilidade e mobilidade, com calcetamentos, introdução de passeios melhorados e vias alargadas, bem assim impulsionar a dinâmica económica no município. 

Clarificou que o lançamento dessas obras afigura-se como actividade normal na gestão da Câmara Municipal da Praia que vem realizando lançamentos e inaugurações desde o primeiro ano do mandato.

“Era fundamental que fizéssemos isso ao longo de todo o mandato, porque estamos profundamente empenhados em contrariar certas ideias, nomeadamente de que as inaugurações são deixadas para o fim do mandato. Nós não entramos nesse jogo de enganar as pessoas, apostamos fortemente em demonstrar que é possível fazer política com seriedade”, reiterou.

Prosseguindo com o lançamento das obras, no bairro de Madjana, por exemplo, fez a colocação da primeira pedra para se dar início à construção de uma vala de drenagem, criação de espaços verdes e de lazer, preparação de lotes de terreno para serem disponibilizados aos moradores do município da Praia.

A construção da estrada de acesso ao Monte Achada Eugénio Lima/Alto da Glória é considerada “muito importante” já que é mais uma via alternativa para a circulação e mobilidade.

Neste particular, Francisco Carvalho diz-se “empenhado” em desencravar os bairros, criar várias ligações alternativas porque há cada dia mais carros a circularem no município, pelo que a câmara municipal tem de “acompanhar, criar respostas e vias alternativas” para fazer face à mobilidade das pessoas e viaturas.

O bairro da Bela Vista vai beneficiar, igualmente, de uma obra de drenagem de água para “aumentar o grau de segurança das pessoas”, na época das chuvas, enquanto a zona de Achada Grande Frente vai ganhar uma Praça Miradouro, na subida Tedja, oferecendo mais uma atracção turística ao município.

O bairro de São Tomé, também contemplado neste programa, vai ver a sua praia de mar transformada e valorizada de modo a fazer parte do roteiro turístico da cidade capital.  

Estas “obras estruturantes”, segundo uma nota de imprensa, estão enquadradas num “projecto maior” de requalificação urbana, financiadas “exclusivamente” pela autarquia da Praia.

O conjunto de obras de requalificação urbana e desportiva vai custar aos cofres da edilidade cerca de 250 mil contos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.