• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente da câmara da Praia destaca importância do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Política

Presidente da câmara da Praia destaca importância do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, destacou hoje a importância do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) na promoção da inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos praienses.

O autarca falava à imprensa, à margem da cerimónia de apresentação do plano estratégico, tendo realçado que este projecto representa uma “grande oportunidade” em termos de melhoria de condições de vida dos munícipes, no que se refere a criação de infraestruturas de saneamento.

O planeamento estratégico municipal, conforme explicou, surge enquanto processo dinâmico e interactivo de gestão face aos inúmeros desafios enfrentados pelos governos municipais.

“Os consultores, responsáveis pela elaboração deste plano têm em mão este desafio que é de conseguir captar aquilo que é determinante para o desenvolvimento sustentável do município da Praia. É claro que nesses processos de desenvolvimento não há receitas, não há garantias deste calibre em trazer os aspectos que são determinantes e cruciais para o futuro em termos estratégico do desenvolvimento do município da Praia”, afirmou.

De acordo com Francisco Carvalho, o planeamento constitui uma ferramenta de extrema importância na esfera governamental, considerando que este projecto tem uma dimensão extraordinária que é conseguir colocar à volta da mesma mesa a empresa Água de Santiago (AdS) e a Câmara Municipal da Praia.

Os bairros que serão beneficiados neste projecto-piloto são Alto da Glória, Simão Ribeiro, Achada Eugénio Lima, Castelão, Tira Chapéu, Safende e Achada Grande Frente com a construção de casas de banho.

“Este plano surge dentro de um projecto maior, o projecto “Praia mais inclusiva” e tem outras actividades e a elaboração do plano. Temos outras actividades de construção de casas de banho e actividades de ligação à rede de água e esgoto nestes sete bairros do município”, indicou, salientando a importância que as casas de banho têm na vida das pessoas, assim como a questão da rede de água e esgoto.

Francisco Carvalho enalteceu a parceria da União Europeia, “a vários níveis”, que disponibilizou recursos financeiros para a implementação do projecto no município da Praia, orçado em 3,5 milhões de euros (cerca de 330 mil contos).

O projecto será implementado pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ayuntamento de Madrid e a AdS.

Partilhe esta notícia