• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
MpD sonda Milton Paiva para São Domingos. Abraão Vicente, Luis Filipe e Beta pré-candidatos na Praia
Política

MpD sonda Milton Paiva para São Domingos. Abraão Vicente, Luis Filipe e Beta pré-candidatos na Praia

Aos já no terreno Hipólito Gonçalves e Filomeno Borges, a Comissão Política do MpD indicou o nome de Milton Paiva para ser o terceiro pré-candidato a ser sondado para liderar a lista do partido ventoinha nas próximas eleições autárquicas em São Domingos. Para a Câmara Municipal da Praia três nomes entre os candidatáveis: Alberto (Beta) Melo, Luis Filipe Tavares e Abraão Vicente. Todos os concorrentes serão conhecidos em Dezembro.

Depois da aprovação do regulamento para a escolha dos candidatos do MpD para as autárquicas de 2024 na reunião da Direcção Nacional do partido de há duas semanas, a Comissão Política dessa força política escolheu o nome de três pré-candidatos para irem a sondagens nos concelhos onde o MpD não é poder, de forma a apostar no concorrente supostamente com maiores chances de ganhar as eleições.

Assim, para o maior município do país a CPN, reunida terça-feira, 31 de Outubro, ventoinha indicou para o estudo de opinião os nomes de Alberto (Beta) Melo, coordenador do partido em Santiago Sul e que está no terreno desde as eleições anteriores, do ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e do vice-presidente do MpD e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Filipe Tavares.

Beta, ao que tudo indica, estaria na pole-position, em virtude do tempo de estrada que já percorreu e terá inclusive conquistado o apoio de muitos militantes de base, mas não a cúpula do partido, havendo quem aponte para uma candidatura independente de Melo caso for rejeitado ao nível da direcção – a crítica de Beta ao aumento salarial no BCV, fazendo coro à sociedade contra esta postura do Governo,  evidenciou, de resto, de que lado da barricada anda o político praiense face ao seu próprio líder do partido.

Com essa fissura, Abraão Vicente seria então o preferido de Ulisses Correia e Silva, sendo que o nome de Luis Filipe Tavares serve mais para preencher a lista de sondáveis (três) imposto pela DN.

Para o município vizinho de São Domingos, a novidade é a indicação de Milton Paiva como pré-candidato a ser sondado, juntamente com os já bem encaminhados processos no terreno de Hipólito Gonçalves, ex-coordenador local do MpD, e de Filomeno Borges, que já estivera em outras listas de pré-candidatáveis.  

Paiva vem gozando de uma certa popularidade nas redes sociais e círculos académicos e empresariais, conseguiu atrair a atenção do partido a ponto de o seu nome ser incluído na lista de pré-candidatáveis em São Domingos – onde por exemplo lidera uma organização que promove investimentos no concelho, a Geração Alcatraz – depois de nas eleições de 2020 ter concorrido como independente, ajudando a derrotar o MpD.

Paiva, todavia, terá de acelerar o ritmo para alcançar Filomeno Borges, há muito no terreno e que estaria a contar com o apoio de Fernando Elisio Freire e do secretário de Estado do Desporto, com quem trabalha, e de Hipólito Gonçalves, que seria o preferido da estrutura ventoinha local.

Carmem Martins e Liver Gomes vão ser sondados para Santa Cruz, Jorge Nogueira e o secretário de estado da Saúde, Evandro Monteiro, medem forças sobre quem mais agrada aos militantes em São Filipe, Fogo, para defrontar Nuias Silva em 2024.

Para os concelhos onde o MpD é poder, continuam como candidatos os actuais presidentes de Câmara, como Jacira Monteiro, em Santa Catarina de Santiago, ou mesmo Augusto Neves, em São Vicente, como avançou o jornal A Nação da semana passada. Se, pelo contrário, as sondagens indicarem mau desempenho do presidente incumbente que pode pôr em causa a vitória eleitoral, aí então o partido escolherá três nomes para novas sondagens.

Os nomes de todos os candidatos escolhidos pelo MpD serão formalmente anunciados no mês de Dezembro, após o encerramento de todas as etapas pré-definidas pela DN ventoinha. 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine