• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Dia dos Heróis Nacionais: Austelino Correia afirma que Amílcar Cabral é uma ilustre figura
Política

Dia dos Heróis Nacionais: Austelino Correia afirma que Amílcar Cabral é uma ilustre figura

O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, disse hoje que 20 de Janeiro é uma data “extremamente importante” para o país e realçou que o herói da Nação cabo-verdiana, Amílcar Cabral, é uma “ilustre figura”. 

O presidente da casa parlamentar fez estas afirmações à margem da aula magna que ministrou aos estudantes do Liceu Domingos Ramos, sobre o tema “O papel da Assembleia Nacional na afirmação da democracia cabo-verdiana no mundo”.

“20 de Janeiro é uma data importante, e nesse caso é Dia dos Heróis Nacionais. [5 de Julho] 1975 é a data da nossa independência e é muito importante sabermos que por detrás dessas datas e lutas estão sempre protagonistas”, referiu.

Para o presidente da Assembleia Nacional, Amílcar Cabral é uma “ilustre figura, referência e um protagonista”.

“1975 ano da independência de Cabo Verde é uma data extremamente importante, também é tão importante o 13 de Janeiro que é o Dia da Liberdade e da Democracia e são datas de todos os cabo-verdianos e devemos cultivar esse aspecto de que essas datas são de todos”, defendeu.

O 20 de Janeiro é a data que se celebra o Dia dos Heróis Nacionais e relembra a morte de Amílcar Cabral, considerado um dos líderes africanos mais carismáticos e influentes e uma figura de destaque no continente africano.

Amílcar Lopes Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, Guiné-Bissau, filho de pais cabo-verdianos, e foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri, antes de ver os dois países (Cabo Verde e Guiné-Bissau) tornarem-se independentes.

Partilhe esta notícia