O Capitão-do-Mar António Duarte Monteiro foi nomeado pelo Presidente da República, José Maria Neves, como o novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA) de Cabo Verde.
De acordo com o gabinete de imprensa do chefe de Estado cabo-verdiano, a nomeação do novo CEMFA, sob proposta do Governo,mereceu "largo entendimento" entre todas as forças políticas representadas no Parlamento
O Capitão-do-Mar António Duarte Monteiro vai ocupar o cargo até agora exercido pelo tenente-coronel Anildo Morais, que se encontrava nas funções desde 2016.
Natural de São Nicolau, o novo CEMFA, que até o momento desempenhava as funções de Vogal Executivo no Instituto de Prevenção e Investigação de Acidente Aeronáuticos e Marítimos, foi Capitão dos Portos de Barlavento entre 2013 e 2020.
Entre 2015 e 2021 desempenhou, também, em regime de acumulação, as funções de Presidente da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento, CNCSAR.
Ao longo da sua carreira militar, António Duarte Monteiro desempenhou importantes funções nas Forças Armadas, como Comandante da Guarda Costeira entre 2009 e 2012, Comandante da Esquadrilha Naval do Comando da Guarda Costeira entre 2007 e 2009 e Comandante das Unidades Navais do Comando da Guarda Costeira entre 2006 e 2007.
Já em 1993, com a criação da Guarda Costeira, tinha sido designado o primeiro representante das Unidades Navais em S. Vicente.
Comentários