Pub
Por: Redacção

clemente

O presidente da Càmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, reagiu à denúncia da bancada do PAICV sobre as contas do município, em que o partido da oposição acusa a autarquia de desviar milhares de contos.

O edil, em nota enviada à redacção de Santiago Magazine, começa desde logo por desconsiderar a posição do PAICV em São Domingos, afirmando que tal declaração “merece pouca referência, porque eivado em má-fé”. Clemente Garcia fala inclusive que se tratou de “um ataque vil e torpe, na tentativa de atingir a Câmara Municipal de São Domingos", porque, diz o autarca, “veio de alguém sem crédito”.

“O sr. Líder da bancada do PAICV nem sequer discutiu a Conta de Gerência e não é a primeira vez que isto acontece e vem com a mesma lenga-lenga de sempre – má gestão – o disco está riscado”, responde Clemente Garcia, acrescentando que “ o pior disto tudo é que ele (n.d.r. o líder da bancada municipal do PAICV, Carlos Moniz) não discute a conta em lugar próprio e traz agora a contabilidade criativa para tentar animar a malta e tentar confundir a opinião pública.

Sem explicar as contas de gerência – “não vale a pena discutir as contas de gerência do município na comunicação social”, disse Garcia ao Santiago Magazine – o presidente da Câmara insiste em afirmar que a bancada da oposição quer “ludibriar os incautos sobre o mau desempenho” da CMSD. E devolve as acusações: “aquele que vê mal, vê sempre pouco; aquele que ouve mal, ouve sempre demasiado. Por conseguinte, devolvemos todas as acusações veiculadas na peça para o saco roto e estamos serenos e tranquilos quanto à nossa conta de gerência”.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

+1 # Romeu Goncalves 15-05-2019 08:55
A análise de Sr. Cláudio Mendonça e muito importante e demonstra que domina as contas que o Sr. Presidente da Câmara não conseguiu justificar e como sempre só procura ofender a oposição. Os dados apresentados do relatório da câmara e analisados pelo Sr. Cláudio demonstram irrigularidades, desvios e outros que podem levar alguém a cadeia que pode ser Presidente ou outros funcionários. E que o Paicv quando prepara a candidatura tem sempre preocupação com qualidade técnico de candidatos enquanto o MPD só preocupa com candidatos que dão votos e depois esses eleitos não conseguem ajudar o executivo camarário na gestão e nem sequer apresentar o balanço. Por outro lado os eleitos de PAICV além conhecimentos procuram outros técnicos oriundos de São domingos espalhados pelo país para ajudar na análise de contas. Sr, Presidente deixe de arrogância e preocupe com melhorias de vida de Saodomingueenses!
Responder
-1 # João Gomes 14-05-2019 09:14
...é pena que os Senhores Carlos Pina e Bernardo, tenham sido enganados com o comentário de CM, pois, a conta de gerência nada tem a ver com o lógica do deve e haver- fiz uma breve análise técnica da mesma e, pude constatar????....fiquem atentos à reação, que ai vem!!!
Responder
+1 # Bernardo 13-05-2019 16:34
Bravo, Bravissimo Claudio Mendonca . O presidente clemente Garcia deveria aproveitar o conhecimento e a competência do Cláudio Mendonca e de outros munícipes para tirar São Domingos no sufoco e na situação em que se encontra. Sr presidente você não pode achar que estás sempre certo e sempre com a razão e que os São dominguenses e que estão errados. Use a sua inteligência, pouca que lhe reste pelo menos uma vez na vida e peça socorro porque você é que e o principal culpado pela a situação calamitosa de São Domingos
Responder
+1 # Carlos Pina 13-05-2019 16:29
Claudio Mendonca, eu não te conheço, mas como entendo das contas posso dizer com toda a certeza mesmo sem ver o livros das contas e sem abaliza-las, que pela a tua explicação e pelos argumentos que a razão está do teu lado . Eu acho o presidente foi pego na contra mão. Sr. Presidente seja mas humilde. Pelas inúmeras intervenções do sr. Que eu tenho acompanhado, cheguei à seguinte conclusão, de que o senhor pode ser tudo, mas filósofo o senhor não é. Você ignora e transcende todos os princípios filosóficos, e age como uma pessoa que nunca estudou a filosofia. Rapaz um filósofo ou professor de filosofia não é assim e não age assim.
Responder
+3 # CLAUDIO MENDONÇA 12-05-2019 11:51
Caro Sr. Presidente
O Senhor, sempre da mesma forma, sempre com mesma atitude, sempre com a mesma postura…desvia sempre do assunto, desconsidera tudo que é posição e oposição do PAICV, “Sempre Sabio”! Manda os de[censurado]dos do PAICV para irem estudar, tenta minimizar ou se calhar descredibilizar os de[censurado]dos do PAICV, apelidando-os de atitude de má fé, anda a oferecer dinheiro na Assembleia Municipal (1000 cts) ao(s) de[censurado]do (s) do PAICV para definirem alguns conceitos (como p/ex. o que coisa? O que é nada? - Se calhar tentando levar os de[censurado]dos do PAICV a munirem também um pouco de Conhecimento FILOSOFICO. Os de[censurado]dos do PAICV acreditam no Conhecimento Filosófico porque este conhecimento baseia-se na capacidade de reflexão do Homem, é bom, encanta mas também, somos crentes e acreditamos no Conhecimento Cientifico, na investigação, na ciência, nos números, etc, etc etc
O Homem da filosofia, Sócrates, um dos expoentes máximos da filosofia Grega, por muitos o Pai da filosofia – Afirmara: “ Só sei que nada sei” – GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE HUMILDADE ..... Exemplar... um bom exemplo a copiar..

Quanto ao tema em pauta para dizer que, a bancada o PAICV teve o relatório da conta de Gerencia de 2018 para apreciação todavia, o relatório não apresentava coerência, não tinha mapas na sua plenitude, não respeitava a lei de elaboração execução do orçamento (lei nº 78/V/98 e Lei nº 05/VIII/2011 eee ...) p/ex. o MOD 3 estava incompleto sem a parte orçamentada, alteração, retificação de forma a clarificar possíveis ocorrência entre o orçamentado e realizado etc etc....
O MOD 2 apresentava:
- Um saldo de execução NEGATIVO (não sabemos como? Porquê? Será despesas realizadas s/ disponibilidade financeira?... );
- Saldo de Encerramento com 30.523.336$00 (O que significa que a CMSD encerou o ano cheio de disponibilidade ... como? Se o mesmo tem um nível de EXECUÇÃO ORÇAMENTAL dos mais baixos das Câmaras de CV – 57%) - Não entendemos! Com mais de 30 mil contos?
- No entanto a analisar os Saldos da conta dos Bancos e cofre com apenas 8.528.075, 50....ou seja um Grande Incoerência entre Saldo Encerramento da e os Saldos da Tesouraria e do Banco. Aqui convenhamos que temos a seguinte diferença (30.523.336$00 - 8.528.075, 50 = 21.995.261,00);
- Descontos em operações de tesouraria (IUR, INPS, Descontos Judiciais, Sindicatos) de 9.723.589, 00 e foram repassadas as respetivas Entidades (INPS, TRIBUNAL, FINANÇAS, SINICATOS) apenas 2.704.596, 00 aqui mais uma vez a CMSD não cumprindo a Lei... DPR (entregues até o dia 15 do mês seguinte a que respeita o pagamento do ordenado) e INPS.
- Etc etc etc......

Pedimos o Sr. Presidente que fale das contas?
A sua bancada deve pronunciar sobre as Contas de Gerencia afinal consideraram que a conta é bom e o desempenho é ótimo...
Pergunta-se?
Uma Câmara Municipal com nível de desempenho de 57% é BOM?
Quase toda receita proveniente do ESTADO = 166.043.880,00....
A receita global da CMSD MOD 3– 210.569.103,00....

Vejam e analisem o desempenho do nosso Presidente e Município face aos 2 números acima?

De realçar que a bancada do PAICV pediu o MOD 3 e MOD 4 completos e resistiram em entregar e quando entregaram e deparou-se que havia números que não batiam p/ ex a nível despesa, o Orçamentado e o existente no mapa entregue eram totalmente diferentes….
Os de[censurado]dos do PAICV sim, estuda as contas, analisa os números, questiona os números e de forma humilde e numa logica Socrática.
Estamos atentos e queira ficar ciente também que os de[censurado]dos do PAICV não vão desistir de posicionar e nem de opor e muito menos sentir-se ameaçado com os seus conceitos.
Os de[censurado]dos do PAICV são oposição e são eleitos para fiscalizar a ação executiva da CMSD.
Responder
+4 # Romeu Goncalves 11-05-2019 17:50
Sr. Presidente, favor apresente as contas. Na Assembleia o senhor fugiu. Agora em vez de justificar o que a oposição questiona o Sr. Como sempre vem dizer isto e aquilo. Dizer que a pessoa não tem credibilidade. Isso porque foi eleito? Sabe que em São domingos podia ser eleito Nhomano, as duas Isas., Menos Borges ou mesmo Tchico Xerém porque conforme militantes do seu partido que em São Domingos qualquer um pode ser eleito desde que apresentado com bandeira de MPD. Depois da história de profanação de Santos organizado pelo MPDtudo fica fácil. Portanto não confunde uma coisa com a outra.
Responder
+2 # gere 11-05-2019 16:20
Intéressant
Responder
+3 # Antonio José 11-05-2019 14:03
Sr. Apresente as contas e deixe de relurelo. O senhor não tem nenhum pessoal competente para fazer esta conta que parece tão simples
Responder
+3 # João José 11-05-2019 13:45
Pois é Angela . A sede própria era na assembleia. Sr presidente onde queres que discutamos as contas? Em tua casa? Diga-nos que vamos lá discuti-las. E muita lata mesmo o senhor vem com estas disculpinhas.
Responder
+3 # Angela Gonçalves 11-05-2019 13:42
Nunca Cabo Verde teve um presidente de câmara tão medíocre como esse senhor . O próprio de[censurado]do de MPD disse que quando os de[censurado]dos do PAICV confrontaram com o st clemente Garcia sobre as contas, o presidente pediu suspensão da seção por duas fezes para reunir com os seus colaboradores, mas mesmo assim não chegou de justificar nada. Vem agora no jornal dizer que não discute as contas na comunicação social. Na câmara municipal em assembleia nem o senhor nem os vereadores conseguiram justificar nada.
Responder
+3 # Guilherme Pires 11-05-2019 13:38
Kkkkkkkk. Esse presidente não tem noção das coisas falou para defender a sua honra atacando a outra pessoa e não justificou a acusação em causa . Sr. Presidente justifique as contas. O que interesse aqui e o senhor contrariar o José Carlos a sua versão das contas . O sr não tem argumento.
Responder
+3 # Migueis 11-05-2019 12:38
Mas apresenta entao ao TC as suas contas meu....
Responder