Francisco Carvalho: “É hora de renovar a esperança dos cabo-verdianos”
Política

Francisco Carvalho: “É hora de renovar a esperança dos cabo-verdianos”

No dia em que entregou a lista de candidatos a deputados por Santiago Sul, o líder do PAICV reafirmou que a sua missão é vencer as eleições de 17 de maio para ser o próximo primeiro-ministro, resgatar o país e renovar a esperança dos cabo-verdianos. Francisco Carvalho e a sua comitiva foram saudados por populares no percurso a pé entre a sede nacional do partido e o Palácio da Justiça.

O líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), reiterou esta terça-feira, 07, que é candidato a primeiro-ministro com uma “equipa extraordinária”, cuja missão é vencer as eleições de 17 de maio e “ganhar Cabo Verde”. 

“A nossa missão é resgatar Cabo Verde e colocá-lo outra vez na linha de desenvolvimento e fazer com que os cabo-verdianos sintam impacto nas suas vidas”, disse Francisco Carvalho à imprensa após o ato de entrega da lista de candidatos a deputados pelo Círculo Eleitoral de Santiago Sul. “É hora de renovar a esperança dos cabo-verdianos”, destacou o presidente do PAICV. 

Sentimento de vitória é transmitido pelo povo

Questionado sobre se está preparado para uma eventual coligação pós-eleitoral – o que seria a primeira vez na história da democracia cabo-verdiana -, caso não venha a ter maioria absoluta, respondeu que está a sentir nas ruas que o seu partido vai ganhar as eleições legislativas de 17 de maio.

“É o povo que nos está a transmitir o sentimento de que vamos ganhar as eleições e estamos em sintonia com ele” destacou o líder do maior partido da oposição. 

Por sua vez, a mandatária por Santiago Sul, Fátima Fialho, que fez a entrega da lista no Tribunal da Comarca da Praia, adiantou à imprensa que a taxa de renovação dos candidatos, em relação a 2021, é de 74 porcento (%). Uma lista que, segundo adiantou, é de uma grande diversidade de “experiências profissionais e académicas”, com presença de independentes.

Em matéria de paridade, Fátima Fialho esclareceu que 45% dos candidatos são mulheres, numa lista muito jovem, em que o candidato mais novo tem 28 anos de idade.

72 lugares de parlamentares em disputa

De referir que, nas legislativas de 17 de maio, estarão em disputa lugares para 72 deputados, em representação de 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

Nos círculos eleitorais do arquipélago vão estar em disputa 66 lugares de deputados para os círculos eleitorais de Santo Antão (6), São Vicente (10), São Nicolau (2), Sal (4), Boa Vista (2), Maio (2), Santiago Sul (19), Santiago Norte (14), Fogo (5) e Brava (2).

Relativamente à diáspora, cada um dos três círculos eleitorais vai eleger dois deputados, em representação de África, Américas e Europa e Resto do Mundo.

C/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.