Caravana do Atlético do Tarrafal parte para intercâmbio cultural e desportivo em França
Desporto

Caravana do Atlético do Tarrafal parte para intercâmbio cultural e desportivo em França

A caravana do Atlético do Tarrafal partiu hoje rumo a Amiens (França) para um intercâmbio que visa fortalecer laços culturais e desportivos.

Em declarações à Inforpress, o membro da equipa técnica Danilo Tavares explicou que a caravana é composta por 12 pessoas, incluindo dez jovens atletas e dois membros da direcção.

O foco vai ser a promoção da cultura e das tradições do Tarrafal e absorver experiências de um novo ambiente desportivo.

Atlético do Tarrafal foi fundado em 1950 e este dirigente ressaltou que o clube tem se destacado nos últimos anos, superando desafios e reerguendo as suas actividades sob uma nova direção.

A parceria com a associação ACVA de Amiens, completou, que começou há três anos, foi intensificada nos últimos dois, culminando nesta viagem que busca não apenas representar o município, mas também compartilhar a riqueza cultural do Tarrafal.

Danilo Tavares ressaltou que os integrantes da caravana levam consigo uma compilação de imagens que retratam as sete maravilhas do Tarrafal, além de elementos culturais, como danças típicas, batuco, morna e funaná.

“Queremos mostrar que utilizamos o desporto como ferramenta para saúde, educação e preservação do ambiente. Temos um projecto rico, e os jovens estão prontos para fazer apresentações que reflectem essa diversidade”, destacou este responsável.

Os participantes querem assimilar conhecimentos sobre organização, associativismo e liderança, com a intenção de implementar essas lições nas suas actividades locais.

Actualmente, o Atlético do Tarrafal se dedica exclusivamente ao basquetebol, mas já vislumbra a expansão para outras modalidades, como andebol, boxe, natação e ténis.

A equipa conta com treinadores qualificados em diversas áreas e está desenvolvendo projectos para implementar essas novas actividades no futuro.

Sobre a história do clube, sublinhou que passou por um período de dificuldades e foi reerguido nos últimos quatro anos pela nova equipa directiva.

Hoje, continuou, “colhe os frutos” de um “trabalho árduo”, tendo 2022 sido o ano de aprendizado e, em 2023, conseguiu o terceiro lugar no campeonato de Cabo Verde, e, em 2024, foi o vice-campeão nacional.

“A expectativa é alta” para que esta experiência em Amiens traga “novos aprendizados e solidifique parcerias”, contribuindo para o “crescimento contínuo” do Atlético do Tarrafal e do desporto em Cabo Verde, finalizou Danilo Tavares.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.