Cinco dias após a derrota diante do Barcelona para a final da Taça do Rei, o Real Madrid de Edy Walter Tavares, recebeu e bateu o arquirrival de forma categórica, por 101 x 74, ainda por cima em Barcelona, desta feita a contar para a Liga Europa. Big Edy nem precisou se esforçar muito, sobretudo com o regresso de uma lesão prolongada do poste mexicano Gustavo Ayún e o gigante cabo-verdiano terminou o jogo com 5 pts., 4 res. e 2 blocos no mesmo dia em que mereceu destaque no site oficial da ACB como um dos líderes do campeonato espanhol em blocos feitos por jogo.
Com a vitória o Real Madrid (4º lugar, 14v e 9d) ganha uma posição na tabela classificativa do torneio continental, enquanto o Barcelona (15º lugar, 7v, 16d) parece arredado dos playoffs.
Quanto a Edy Walter Tavares, esta sexta-feira o jogador foi um dos destaques do site oficial da ACB. Do alto dos seus 2,21m, o cabo-verdiano é o segundo na liga em desarmes (blocos) com 1,9 por partida quando estão já jogados 20 jornadas. O líder dos blocos esta temporada é o ucraniano Artem Pustovy do Monbus Obradoiro com 2,4 por partida, de acordo com a ACB.
O impacto de Big Edy, sobretudo na defesa, no Real Madrid tem sido tremendo e é tido pelo site especializado, KIA En Juego como o grande catalisador da reviravolta do Real na temporada e que recentemente assinou uma série de 12 vitórias consecutivas.
Esta não é a primeira vez que o cabo-verdiano integra uma lista de líderes nas estatísticas individuais da liga, sendo que na época 2014-15 foi o líder nos ressaltos na temporada, com mais de oito por jogo. Nas últimas oito temporadas apenas dois jogadores, sendo Edy um deles, conseguiram essa proeza.
Estranhamente Edy Walter Tavares não está entre os líderes nos ressaltos esta época, ele que conta com mais de 600 desses em toda a sua carreira em Espanha.
O líder dos ressaltos na atual temporada é o poste holandês da Delteco GCB, Henk Norel, com 7,65 por jogo, Big Edy tinha em janeiro média de 6,5 ressaltos. Porém, o maiense até foi o “rei dos ressaltos” em algumas jornadas. Um exemplo foi logo no seu segundo jogo para o campeonato, diante do Real Bétis, para a jornada 9, em que Edy assegurou 15 ressaltos e quatro blocos, a primeira vez desde 2007 que um jogador conseguiu tais números na Liga ACB. Numa outra partida conseguiu 15 pts e 13 ressaltos.
Edy é também líder da Euroliga em percentagem de lançamentos de 2 pts, com incrível média de 72% e na Liga ENDESA tem estado entre 55% a 73%. E à distância de 1,5m ou menos da tabela a sua percentagem de lançamentos de 2 sobe para impressionantes 85%.
O próximo embate do Real Madrid é no próximo dia 02 de março pela Euroliga, com o Fenerbahce da Turquia (16v, 7d) e resume a Liga ACB dois dias depois diante do 16º lugar, o San Pablo Burgos (6v, 14d), 16º lugar. A equipa madridista é líder em Espanha (18v, 2d).
Comentários