Os funcionários públicos vão ter tolerância de ponto no dia 26 de dezembro no âmbito da festividade de Natal, segundo resolução do Conselho de Ministros publicada em Boletim Oficial.
Na resolução, o Governo recorda que a celebração de Natal é uma "festa de família, um momento de convívio e união familiar enraizada na cultura cabo-verdiana".
A tolerância de ponto justifica-se como uma oportunidade de criar condições aos funcionários e agentes do Estado para que possam reunir-se em família nas tradicionais celebrações.
"Considerado que neste ano de 2023 a véspera de Natal coincide com o dia de domingo o Governo aprova a seguinte resolução: é concedida a tolerância de ponto em todo o território nacional aos funcionários e agentes do Estado, dos institutos públicos e das autarquias locais, no dia 26 de dezembro de 2023, durante todo o dia", lê-se no boletim oficial.
Excluem-se desta medida as Forças Armadas, polícias e agentes prisionais, estabelecimentos de saúde, guardas e vigilantes, bem como os serviços que “laboram em regime ininterrupto, cuja presença se torne imperiosa”, os quais “continuarão a praticar os mesmos horários a que se encontram legalmente vinculados”.
Dados do Governo apontam que Cabo Verde tem mais de 22.000 funcionários públicos, incluindo institutos públicos e administração autárquica.
Comentários