O canil da Praia vai entrar em funcionamento na próxima semana, altura em que a Câmara Municipal vai começar a “pega e abate” de cães, anunciou esta segunda-feira, 11, o vereador do Ambiente e Saneamento.
Paulo Velhinho, que fez esse anúncio em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho, explicou que a Câmara Municipal da Praia não estava a fazer este trabalho porque ainda não tinha o canil pronto e a funcionar.
“Estamos a construir o nosso canil, que fica na lixeira municipal e que deve estar pronto na próxima semana para darmos início a pega de cães vadios. Ao pegar o cão, damos 48 horas e se não aparecer ninguém a reclamar, passamos para o abate do animal”, esclareceu o vereador.
Paulo Velhinho frisou também que, a partir da próxima semana, vai ser feito o registo de cães através de uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia e a Associação Bons Amigos, que vai fazer a colocação dos “chips” nos animais.
Neste sentido, todos os cidadãos que tiverem um cão em casa devem dirigir-se à câmara para efectuar o seu registo, algo que, conforme o vereador, já estava legislado, mas que a autarquia estava à espera da vinda dos dispositivos.
“Temos tido várias reclamações em relação às pessoas com cães pitbull, que é uma raça perigosa, mas, ao colocarmos o chip, o animal vai ter uma pessoa a ser responsabilizada para no acaso de cometer algum ataque”, disse.
O vereador do Ambiente e Saneamento aproveitou a conferência de imprensa para também anunciar e alertar aos munícipes, que a Câmara vai também dar início a “pega” de qualquer animal solto nas ruas da Cidade da Praia.
Com Inforpress
Comentários