O Município da Praia alberga um grande número de pessoas, aqui nascidas e/ou vindas de outras Ilhas e de outros pontos de Santiago.
O que é normal, sendo que o Município da Praia alberga a Capital do País e é a Sede dos Órgãos de Soberania e de uma boa parte dos serviços públicos.
A Praia tem todas as condições e potencialidades, para ser GRANDE PARA TODOS OS SEUS FILHOS!
E tem um Povo (nascido e/ou residente) que acredita na Praia e que, a cada conquista, celebra os ganhos.
E é pela GRANDEZA da Praia e pelo imenso orgulho e Amor que nutro pela Praia, que acredito que podemos construir uma PRAIA que seja para TOD@S!...
Uma Praia em que as oportunidades, mais do que intenção, se transformam em realidade para a grande maioria!
Uma Praia em que as Políticas são definidas e implementadas pensando, primeiramente, no interesse público, para a promoção do bem comum.
Uma Praia com pilares consistentes para reduzir as desigualdades sociais e promover a melhoria das condições de vida da sua população.
Enfim, uma Praia caracterizada por uma Visão estratégica de desenvolvimento, que passaria, desde logo, pela definição clara das prioridades deste desenvolvimento, a médio e longo prazos.
PRAIA É GRANDE!
E PODE SER GRANDE PARA TOD@S, assumindo, de frente e com responsabilidade, os seus DESAFIOS.
O maior Município do País tem todas as condições para ser um exemplo de Boa Governação e de reforço do Municipalismo.
O Município que alberga a Capital do País tem condições para assumir, de “boca cheia”, e demonstrar, de forma inequívoca, que gere os bens públicos com transparência e rigor e não se curva perante interesses outros que não sejam aqueles conexos com a promoção do bem comum.
Praia tem condições para desenvolver políticas condizentes com os recursos que o Município gera, para gerar mais oportunidades e promover o desenvolvimento, melhorando as condições de vida de TOD@S os seus Cidadãos – inclusivamente dos mais vulneráveis, muitas vezes esquecidos e “lançados” nos leitos das ribeiras ou nas encostas, sem as mínimas condições para uma vida com dignidade!
PRAIA MARIA É BONITA! E É GRANDE!
E merece que se encare a gestão dos solos como um activo estratégico. E não como uma fonte rápida, de acesso a recursos imediatos!
Praia merece que o seu Solo (um dos seus maiores activos) seja gerido de forma planeada, justa e transparente, sempre colocando o interesse publico em primeiro lugar.
Praia precisa, como de “pão para a boca”, e merece, uma verdadeira Política de Ordenamento do seu Território.
Praia merece, e precisa, urgentemente, de um Programa de Disponibilização de Lotes a Famílias Carenciadas e a Jovens Quadros.
Praia merece, e precisa, acautelar a gestão da sua orla marítima, sob pena de fazer perigar um dos seus maiores activos.
PRAIA É GRANDE! E PODE SER GRANDE PARA TOD@S! PARABÉNS PRAIA!
*Artigo publicado pela autora no facebook
Comentários