O presidente da UCID, João Santos Luís, apelou esta segunda-feira, 10, ao Governo e às câmaras municipais para darem maior atenção aos municípios de Santa Catarina, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.
O apelo foi feito após uma visita de três dias a estas localidades, onde o dirigente constatou, segundo ele, um cenário de "abandono" por parte das autoridades locais e centrais.
Segundo o dirigente do partido, a situação constatada nestes três municípios não representou nenhuma novidade, uma vez que os democratas-cristãos têm estado “sempre junto das pessoas e sabem das dificuldades, da inércia e do descaso das autoridades locais e centrais para com estes concelhos”.
Em Santa Catarina, realçou que visitou algumas localidades, nomeadamente Serra Malagueta, Ribeirão Manuel, Tomba Touro, comunidades onde, segundo o mesmo, ainda existe deficiência no abastecimento de de água para o consumo, considerando que os moradores estão “abandonados à sua própria sorte”.
Em Tomba Touro e Ribeirão Manuel considerou que falta quase tudo e 70 por cento (%) dos jovens se encontram em situação de desemprego, não há infraestruturas desportivas, não há jardins-de-infância, acusando as autoridades locais de terem falhado nesse aspecto.
Em Santa Cruz, a situação é semelhante, com localidades como Achada Campo, Achada Fazenda e Cutelinho a “sofrerem, particularmente, com o abandono do sector da pesca, que, segundo João Santos Luís, caiu no descaso por parte das autoridades.
“De vez em quando nós ouvimos o Governo e as próprias autoridades locais a falarem em financiamentos, na melhoria da qualidade do sector primário da economia”, relembrou, ressaltando que, na prática, “não existem resultados”.
Já em São Lourenço dos Órgãos, o presidente da UCID alertou para a questão da qualidade da água potável e das pragas agrícolas que têm afetado os agricultores, sem o devido apoio do Ministério da Agricultura e da Câmara Municipal.
João Santos Luís reforçou a necessidade de medidas urgentes para atender às dificuldades enfrentadas pelas populações destes três concelhos.
A UCID, segundo o seu presidente, já anunciou a candidatura às câmaras municipais de Santa Catarina, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, com o objetivo de trazer "uma nova visão de desenvolvimento" para Santiago Norte, promovendo uma mudança de paradigma e a transformação necessária para melhorar a vida dos habitantes da região.
Comentários