Santa Cruz: PAICV constata falta de médicos e defende construção “urgente” de centro de saúde em Achada Fazenda
Política

Santa Cruz: PAICV constata falta de médicos e defende construção “urgente” de centro de saúde em Achada Fazenda

Os deputados do PAICV pelo círculo eleitoral de Santiago Norte constataram hoje a falta de médicos nas estruturas de saúde de Santa Cruz e defenderam a necessidade “urgente” da construção de um centro de saúde em Achada Fazenda.

A constatação é do porta-voz dos deputados eleitos nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Carlos Rodrigues, que falava hoje à imprensa, em Achada Fazenda, em Santa Cruz, após uma visita ao posto de sanitário local e outras estruturas de saúde que compõem a Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN), no âmbito da preparação do debate com a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

“Constatamos uma situação grave a nível de Saúde em Santa Cruz que tem que ver com falta de médicos e enfermeiros. De momento, temos apenas três médicos na urgência do Centro de Saúde e dois médicos contratados que não fazem urgência. Esse número de médicos para 25 mil habitante é insuficiente”, disse o parlamentar.

De entre as preocupações, apontou ainda a falta de médicos especialistas, principalmente nas áreas de estomatologia, urologia e oftalmologia no centro de saúde, e de medicamentos, sobretudo os básicos como Paracetamol, vitamina C e Metronidazol nas farmácias privadas desse município.

Na ocasião, Carlos Rodrigues defendeu a construção um de um centro de saúde em Achada Fazenda, para servir a zona Sul do município de Santa Cruz, com mais de oito mil habitantes, notando que a estrutura de saúde local está instalada num espaço adaptado e alugado.

Por outro lado, congratulou-se com a “boa parceria” existente entre a câmara e a delegacia de saúde no combate a dengue, cujo município conta com um caso confirmado e cinco suspeitos, e ainda com acções desenvolvidas, no âmbito do Dia Mundial da Luta contra a Sida, assinalado hoje.

Partilhe esta notícia

Comentar

Inicie sessão ou registe-se para comentar.

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!