Presidente da República condecora embaixadora da União Europeia com Primeira Classe de Medalha de Mérito   
Política

Presidente da República condecora embaixadora da União Europeia com Primeira Classe de Medalha de Mérito  

O Presidente da República condecorou hoje, com a Primeira Classe de Medalha de Mérito, a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, em reconhecimento do “importante contributo” e do empenho pessoal no exercício das suas funções no arquipélago.

De acordo com o decreto presidencial nº17/2021, Sofia Moreira de Sousa  é galardoada por todo o trabalho desenvolvido no âmbito do reforço da aproximação entre Cabo Verde e União Europeia, bem como na consolidação e alargamento da Parceria Especial.

A Comissão Europeia nomeou em Julho último Sofia Moreira de Sousa como nova chefe da representação da instituição em Portugal, em Lisboa, sucedendo no cargo a Sofia Colares Alves, anunciou Bruxelas.

Em comunicado, o executivo comunitário assinala que, “com mais de 20 anos de experiência em assuntos europeus, Sofia Moreira de Sousa, de nacionalidade portuguesa, é a actual embaixadora da UE em Cabo Verde”, tendo sido responsável “pela gestão das relações bilaterais entre a União Europeia e Cabo Verde e pela liderança da resposta local da Equipa Europa à pandemia”.

“A sua experiência profissional confere-lhe uma sólida prática em matéria de representação política, comunicação estratégica e gestão”, aponta a instituição, recordando ainda que Sofia Moreira de Sousa “foi destacada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal durante a presidência rotativa portuguesa do Conselho da UE, em 2007, e tem um grande conhecimento do contexto político português”.

Sofia Moreira de Sousa desempenhou ainda funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, no período de 2014-2017, de conselheira do secretário-geral adjunto do Serviço Europeu para a Acção Externa e conselheira política do representante especial da UE junto da União Africana, em Adis Abeba, bem como do representante especial da UE para o Sul do Cáucaso.

Trabalhou ainda no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier.

Assume as novas funções em Portugal a 01 de Setembro.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.