• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
António Tavares disponível para a presidência da CEDEAO
Política

António Tavares disponível para a presidência da CEDEAO

O consultor jurídico António Andrade Lopes Tavares manifestou-se hoje disponível para ser presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Lopes Tavares que garantiu ter já enviado o seu pedido de candidatura à presidência da CEDEAO, ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ao presidente da Assembleia Nacional e ao primeiro-ministro, procurou a Inforpress para apresentar as suas motivações.

Santomense de origem cabo-verdiana, António Andrade Lopes Tavares viveu durante 27 anos fora de Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, disse que se considera capaz de inovar a CEDEAO, “com propostas e iniciativas transformadoras para a região”, pelo facto de conhecer a realidade de África Francófona e por ter convivido de perto com esse povo, na diáspora.

“A minha motivação é, precisamente, de ver que estamos com uma dinâmica no seio de uma comunidade potencialmente e altamente económica, mas que estamos a sentir que não há um equilíbrio entre a economia, o social e o humano, entre esses países”, disse.

O pré-candidato disse à Inforpress que se considera capaz e livre de preconceitos para dialogar de igual para igual com os países ex- colonizados, que ao seu ver têm estado a servir como um obstáculo ao desenvolvimento.

É, desta forma, que se apresenta como um candidato independente de “mãos limpas”, supranacional e descomprometido com as jogadas, interesses e querelas político-partidárias” e com condições de criar uma equipa com performance, capaz de implementar políticas estruturais que possam ajudar a sub-região num desenvolvimento próspero, estruturado e duradouro, sustentou.

“Temos questões centrais e prioritárias ao nível das directivas como problemas das moedas CFA (Colonia francófona de África) e o dilema do Eco, questões da segurança marítima e da mobilidade, acordos deficitários existentes como o do Lomé e Cotonou, o impacto do tratado de Lisboa e a imigração”, indicou.

António Andrade Lopes Tavares é mestrado em Estudos Europeus –direito do coletivo território europeu, tem uma pós-graduação em sociologia de inadaptação social e cultural, e licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto.

Com o anúncio desta candidatura, Cabo Verde passa assim a dispor de quatro interessados que se perfilam ao posto de Presidente da Comissão da CEDEAO.

Anteriormente, Isaías Barreto, que ocupa actualmente a função de Comissário da CEDEAO para a área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação desde 2014, Orlando Dias, que ocupa o cargo de 4º Vice-presidente do parlamento da CEDEAO desde 2016, e o professor universitário nos Estados Unidos Júlio Carvalho, ex-vice-presidente da UCID,  já tinham manifestado também disponibilidade para serem candidatos do país à presidência da Comissão da CEDEAO.

A nomeação do novo presidente da CEDEAO deverá acontecer na próxima cimeira dos Chefes de Estado e do Governo a realizar-se em Dezembro deste ano, no Togo.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação