Pub

20190728 142205
Antigo autarca de Santa Cruz apresentou-se este domingo, 28, aos militantes do concelho como disponível para encabeçar a lista do MpD para a câmara, enquanto o deputado nacional Orlando Dias assume a presidência da Assembleia Municipal. Confiante, Pedro Alexandre Rocha já faz promessas: "vou abdicar do salário de presidente da CM assim que vencer as eleições".

O encontro aconteceu na tarde deste domingo numa das salas do Liceu Alfredo da Cruz Silva, que esteve cheia de militantes ventoinhas para ouvir as propostas do potencial candidato do MpD em Santa Cruz, nas autárquicas de 2020.

Num longo e pujante discurso, Pedro Alexandre Rocha começou por avaliar o concelho nos últimos 20 anos de administração paicvista, concluindo que "a mudança política em Santa Cruz é uma emergência". "Vinte anos com as mesmas pessoas, vinte anos com a mesma governação é demais. É uma necessidade uma mudança, o que em democracia dizemos é necessário haver alternância política. E é urgente em Santa Cruz", atirou Rocha, reiterando que ainda só se disponibilizou para concorrer pelo MpD em 2020, estando à espera das sondagens do partido para determinar quem irá concorrer. "Só serei candidato oficial se tiver o vosso apoio", disse.

O político que liderou a autarquia de Santa Cruz de 1991 a 2000 (quando perdeu para Orlando Sanches), explicou que decidiu aceitar esse desafio após vários pedidos de santacruzenses a solicitar o seu regresso à Câmara. "Jovens, velhos, mulheres, homens de todas as localidades insistiram para que concorresse. Já em 2016 tive essa solicitação mas recusei porque entendi que outras pessoas poderiam liderar a lista do MpD para a CM. Hoje entendi que sim e decidi me disponibilizar para candidato às eleições autárquicas de 2020 pelas liustas do MpD".

O que motivou essa decisão? "A minha maior motição são as pessoas. Se for eleito, serei um presidente com foco nas pessoas. Trump disse: América first, eu digo Santa Cruz first! (Santa Cruz em primeiro lugar). Repito: primeiro pessoas, segundo pessoas, terceiro pessoas, só depois resolveremos outras questões. O meu foco é nas famílias. Se for eleito serei um presidente que será um servidor público, por Santa Cruz, para Santa Cruz".

E de entre vários assuntos relacionados com o municipio, que afirma estar a regredir há 20 anos, Pedro Alexandre Rocha aproveitou para lançar algumas ideias do que pretende fazer caso vença as eleições. Uma delas é levar para Santa Cruz um Pólo Universitário, outra é construir dois liceus e abrir frentes de trabalho para combater o desemprego e a seca que assola todo o país e Santa Cruz (velho celeiro nacional) em particular.

Mas a maior novidade tem a ver com o facto de Pedro Alexandre Rocha não querer receber o salário de presidente da Câmara. Em vez disso propõe entregar esse montante a Jardins de Infância. "Se for eleito vou me abdicar do salário de presidente, porque o que ganho como reformado já me chega para viver com a minha família. E vai ser feito preto no branco, tudo assinado. Se não cumprir que me dêem o cartão vermelho", assumiu, perante dezenas de militantes e simpatizantes do MpD que se encontravam na sala.

Antes, o deputado nacional Orlando Dias - vice-presidente do Parlamento da CEDEAO - referiu que esta potencial candidatura surgiu de um grupo de pessoas que os querem ver na CM de Santa Cruz. "Essas pessoas nos propuseram a ideia de uma candidatura cionjunta entre o dr Pedro Alexandre e eu, reflectimos a proposta e entendemos que não devemos virar as costas ao nosso concelho. Tenho outras responsabilidades, sobretudio como deputadio da CEDEAO, onde sou vice-presidente, mas abracei a ideia na mesma", disse Dias.

Segundo ele, há um dever moral da sua parte, e também de Pedro alexandre Rocha, para assumir este projecto. E fez rasgados elogios a Rocha, pessoa que, a seu ver, "já deu provas da sua competência, tendo criado as bases para o desenvolvimento de Santa Cruz. Vejam, ele (Pedro Alexandre) saiu da Câmara com a cara levantada, não mexeu em nada do Estado, é um homem honesto. É de homens deste calibre que Santa Cruz precisa", pontuou.

E rematou: "pelo nosso percurso e experiência, não precisamos de cargos, queremos é ajudar Santa Cruz. Estamos disponíveis, mas falta o vosso apoio para que sejamos oficialmente candidatos".

A parceria Pedro Alexandre/Orlando Dias é tida pela Comissão Politica local como estratégica e essencial para mostrar como o MpD está unido em Santa Cruz, de modo a voltar a vencer num município que já foi seu bastião e que lhe foge há 20 anos.

 



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

+2 # Jocas 30-07-2019 20:30
Meu Deus que desgraca.... Orlando e Pedro..... Pedro e Orlando...
Vamos preparsr um corpo policial para os dois e o Dico tem que ser Min. Da Policia. Sr Tenha piedade de nós...
Responder
+2 # SÓCRATES DE SANTIAGO 30-07-2019 19:01
AGORA É A VEZ DOS JOVENS! Diz o adágio popular que MIDJU BEDJU DJA PASA SIMENTERA. Sinceramente, os dois vovós, PEDRO ALEXANDRE ROCHA e ORLANDO DIAS, deveriam ir brincar com os seus netinhos ou então fazer qualquer coisa mais conducente com a TERCEIRA IDADE, por exemplo, plantar árvores ou escrever livros. Estou a imaginar a TCHOKOTA do PAICV nas próximas autárquicas em Santa Cruz a dizer aos DOIS FINADOS POLÍTICOS DA FOTO- PEDRU KU ORLANDU A NHÓS NHÓS ERA UN BÊS, NHÓS BAI BRINKA KU KATCHOR, SI NHÓS KRE.
Responder
+2 # Defuntos 30-07-2019 10:55
Renascimento dos DEFUNTOS
Responder
+4 # Carlos Gomes 29-07-2019 11:46
Caro Pedro,

O povo de Santa Cruz merece melhor. Acredito que o MPD tem gente melhor preparada do que Pedro e Orlando.

Seria um retrocesso para o MPD e para Santa Cruz...O Pedro foi um presidente mediocre...apos 20 anos o Pedro quer entreter com a vida das pessoas novamente. O mundo mudou Pedro.Esta com saudade daquelas viagens para Paris com a Esposa?
Como estamos em "democracia" tudo e possivel. Estarei aqui a torcer para que o MPD nao aprove esta dupla.
Abraco de Santa Cruz
CG
Responder
+2 # Silvio Cardoso 29-07-2019 09:39
Pedro Alexandre não e quele presidente que não dialogava com ninguém em Santa Cruz, não e aquele presidente que viajava muito a custa do dinheiro do povo, não e aquele presidente que quando perdeu a eleição não queria entregar o carro do estado. Agora Juntando com Orlando Dias, vão fazer a dupla dos dois delinquente que vão acabar co o nosso concelho. Eu apoio o meu professor Emanuel.
Responder
+3 # Santa Cruz atento 29-07-2019 10:32
É verdade inda bu nu .ca esqueci. Se mudjer ta viajaba tudo mes praticamente. PEDRO Alexandre perdi na 2000 e nunca mas É .ca parci quase 20 anos. Foi Presidente mas ditador de tudo os tempos
Responder
+1 # Santa Cruz atento 29-07-2019 10:28
É verdade
Responder