A Suécia, a Dinamarca e a Noruega vão financiar a aquisição de armas para a Ucrânia nos ‘stocks’ dos Estados Unidos (EUA), no âmbito da nova iniciativa da NATO de apoio militar a Kiev, anunciou hoje o Governo sueco.
Estocolmo, Copenhaga e Oslo vão financiar a ajuda militar no valor total de 500 milhões de dólares (cerca de 455 milhões de euros), incluindo sistemas de defesa aérea, armas antitanque, munições e peças de substituição, segundo o executivo sueco.
"A Ucrânia não está apenas a lutar pela sua própria segurança, mas também pela nossa", justificou o ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, em conferência de imprensa.
O anúncio de hoje segue-se ao compromisso, revelado na segunda-feira, dos Países Baixos em assumir um pacote de equipamento militar norte-americano, também no valor de quase 500 milhões de dólares.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no mês passado um plano, em colaboração com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, para que os aliados europeus e o Canadá comprem armamento norte-americano, incluindo sistemas Patriot avançados, para entrega à Ucrânia.
"Esta é uma iniciativa muito poderosa que irá fortalecer significativamente a nossa capacidade de proteger vidas", reagiu o Presidente ucraniano na rede social X.
Volodymyr Zelensky acrescentou que este apoio proporciona “uma nova base sólida para a segurança a longo prazo em toda a Europa”, defendendo que “a Rússia nunca transformará a Europa num continente em guerra".
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, também saudou o anúncio dos países nórdicos, no âmbito da denominada lista de necessidades prioritárias da Ucrânia (PURL).
"Desde os primeiros dias da invasão em grande escala da Rússia [em fevereiro de 2022], a Dinamarca, a Noruega e a Suécia demonstraram um apoio inabalável à Ucrânia. Saúdo os rápidos esforços destes aliados para levar esta iniciativa avante", comentou o antigo primeiro-ministro neerlandês num comunicado da NATO.
Na última cimeira da NATO, no final de junho em Haia, os líderes dos aliados concordaram que a responsabilidade pelo apoio à Ucrânia deve ser partilhada de forma mais equitativa.
A NATO irá coordenar a entrega dos pacotes, através do comando estabelecido para apoiar o fornecimento de material militar e treino à Ucrânia em Wiesbaden, na Alemanha.
Em estreita colaboração com a Ucrânia e os Estados Unidos, o comandante supremo aliado na Europa (SACEUR), Alexus Grynkewich, validará pacotes adaptados às necessidades da Ucrânia, como defesa aérea, munições e outros equipamentos essenciais, para entrega rápida a partir dos ‘stocks’ norte-americanos.
A PURL complementa outras iniciativas em curso para apoiar a Ucrânia, como a NSATU, o Fundo Fiduciário da NATO para Kiev ou o Pacote de Assistência Abrangente (PAC), bem como uma vasta gama de medidas bilaterais de países aliados e parceiros.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine