Os tempos que virão, entretanto, podem aumentar nossas humildes virtudes e diminuir o significado de nossas limitações como pais ligado ao mundo fortemente aberto ao mullateralismo... e bem haja a vacinação contra Covid19 que deve ser acessivel a todos e continuemos todos, aqui nestas ilhas a respeitar e a por em pratica, as normas barreiras á sua propagação.
A crise sanitaria Covid19, fortaleceu o multilateralismo como factor de conhecimento mútuo entre culturas e civilizações que sobresaiu sobretudo no dominio da ciencia, com a descoberta das vacinas... e praticamente todas as nações do mundo estão voltadas para o processo da vacinação...
A região autonoma da Galiza (Espanha), organizou e divulgou, através do “think tank” IGADI (Instituto Galego de Estudos Internacionais), o projecto "The World From Here: The Covid19 Pandemic" relatando os problemas e debates paralelos praticamente em todos os continentes, seja no confronto entre governos e oposição, ou o conflito entre saúde e economia e medidas contraditórias para conter o coronavírus e mesmo, as dificuldades em medir as consequências imediatas e futuras dos acontecimentos de 2020 que atingiu frontalmente e com perdas de vidas, todos os paises do planeta.
A publicação, do trabalho final, contou com a colaboração do Departamento de Normalização Linguística da Câmara Municipal de Pontevedra, e foi tambem apresentada numa reunião online no Canal IGADI no Youtube durante o mês de Janeiro de 2021.
Divulgamos isso, porque Cabo Verde participou também, apresentando respostas simples sobre: Como é que seu país viveu o confinamento? O que é que mudou durante 2020? Quais são as expectativas para 2021?
Participaram, 26 pessoas de 23 países e 4 continentes da rede internacional da IGADI desenhando o que se pode chamar-se de eventos distópicos em nível planetário do inesquecível ano de 2020, por meio das três perguntas acima, abertas.
Observando e seguindo o traço até o conhecido ou surgimento do vírus nos diferentes continentes, todos vivemos um ano particular em 2020 a participação neste trabalho, contou com países da Ásia: com colaborações da China, Coréia do Sul, Japão, Tailândia, Taiwan, Índia, Paquistão e Rússia. Seguindo a jornada intercontinental do vírus, a publicação seguiu para a Europa, com testemunhas da Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e República Tcheca, para continuar a trilha da pandemia global nas Américas, começando no Canadá e nos Estados Unidos, e continuando através de Porto Rico, México, Nicarágua, Colômbia, Brasil, Uruguai e Argentina. O continente africano foi representado, por uma única colaboração: Cabo Verde.
A revista em formato PDF, não faz mais que reforçar a ideia de que somos uma só humanidade, do mesmo planeta num mundo novo e complexo face aos riscos da globalização, onde a desinformação e a falta de conhecimento mútuo impediu e acredito que continua ainda a abater ideias de soluções globais para problemas de carácter planetario como o desregulamento climatico, a luta contra a pobreza as guerras e vivemos o vergonhoso conflito entre saúde para toda a humanidade e a economia...
Tive a honra de participar neste projecto simples, com responsabilidade. O trabalho não se confunde com a ciencia e não era necessario ser especialista par responder a questões do quotidiano e deviamos todos ler o conteudo do projecto, que faz o paralelismo das situações nos diversos países de todos os continentes, e está apresentado, como produto final, em galego, lingua acessivel, mais perto da lingua portuguesa que o castilhano...
Os tempos que virão, entretanto, podem aumentar nossas humildes virtudes e diminuir o significado de nossas limitações como pais ligado ao mundo fortemente aberto ao mullateralismo... e bem haja a vacinação contra Covid19 que deve ser acessivel a todos e continuemos todos, aqui nestas ilhas a respeitar e a por em pratica, as normas barreiras á sua propagação.
Para ter acesso á publicação: Clique aqui!!
Ou copie em baixo, o URL e coloque na barra de enderço de navigação do seu browser:
https://www.igadi.gal/web/publicacions/libros/o-mundo-desde-aqui-2020-a-pandemia-da-covid19
miljvdav@gmail.com
Comentários