Parlamento da CEDEAO debate eleições directas e analisa relatórios regionais
Política

Parlamento da CEDEAO debate eleições directas e analisa relatórios regionais

O segundo dia da primeira Sessão Ordinária do Parlamento da CEDEAO, referente ao ano de 2026, que decorre em Abuja, Nigéria, ficou marcado pela retoma do diálogo parlamentar com vista à criação de uma Comissão Ad Hoc destinada a conduzir, política e estrategicamente, o processo de promoção das eleições diretas, secretas e universais para o Parlamento da Comunidade. 

A iniciativa, sustentada na manhã desta terça-feira, 5 de maio, pela presidente do Parlamento da CEDEAO, Hadja Memounatou Ibrahima,  ao evocar o Regimento do Parlamento Comunitário, visa convencer os Estados-membros a adotarem um novo modelo de legitimação democrática dos deputados comunitários, afastando progressivamente o atual sistema de indicação pelos parlamentos nacionais. A proposta mereceu a anuência unânime dos deputados presentes.

De seguida, a plenária prosseguiu com a apresentação dos relatórios nacionais, tendo usado da palavra as delegações da Côte d’Ivoire, do Gana e da Gâmbia.

No seu relatório, referente a dezembro de 2025 e abril de 2026, a Côte d’Ivoire destacou a consolidação da estabilidade política e institucional, na sequência da realização pacífica das eleições legislativas de dezembro de 2025 e da instalação da nova legislatura em janeiro de 2026. O documento sublinha ainda avanços significativos ao nível da governação e da transparência institucional, com reformas orientadas para a digitalização da administração pública, o reforço da gestão financeira do Estado e o combate à corrupção.

O relatório evidencia tambem o dinamismo da economia marfinense, com perspetivas de crescimento sustentado, bem como progressos relevantes no domínio social, nomeadamente no alargamento da proteção social, da cobertura universal de saúde e da criação de oportunidades de emprego para os jovens. No plano ambiental, foram referidas medidas de resposta aos efeitos das alterações climáticas, com especial enfoque na segurança alimentar, na gestão de riscos naturais e no reforço da resiliência das infraestruturas.

A nível da integração regional, a Côte d’Ivoire reiterou o seu compromisso com a implementação das iniciativas comunitárias da CEDEAO, destacando-se, entre outras, a redução das taxas aplicáveis aos voos intracomunitários e os avanços na regulação do roaming móvel.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.