
A Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN) recebeu na última semana uma equipa de profissionais de saúde norte americanos, composta por 25 pessoas, entre médicos e intérpretes, para atender os pacientes da região e de toda a ilha de Santiago.
Esta é oitava visita de trabalho dos médicos norte americanos a esta região região sanitária, fruto de uma iniciativa do Project Health CV, uma organização constituída por cabo-verdianos residentes nos EUA, e por nacionais daquele país.
Atendendo em média 100 pacientes por dia, a equipa trabalha as especialidades de urologia, uroginecologia, urologia pediátrica, cirurgia geral, oncologia médica e infecciologia.
Quando esta parceria começou em 2009, a ideia era cobrir apenas Santiago Norte, com os seus seis municípios, porém, desde o ano passado o projecto alargou-se para o Hospital Central Agostinho Neto, cobrindo assim toda a ilha de Santiago.
Prevê-se que, nos próximos anos, irá atingir a país inteiro. Aliás, já está firmado um protocolo para um horizonte de 20 anos e que irá ter cobertura nacional.
As intervenções da equipa norte americana incluem formação in job para os nossos médicos especialistas gerais.
Refira-se que esta oitava missão do Projec Health CV foi recebida pelo chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca, no dia 26 de Maio.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários