RSSN: Mais de 700 pessoas foram atendidas pelos médicos americanos
Sociedade

RSSN: Mais de 700 pessoas foram atendidas pelos médicos americanos

 A Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN) recebeu na última semana uma equipa de profissionais de saúde norte americanos, composta por 25 pessoas, entre médicos e intérpretes, para atender os pacientes da região e de toda a ilha de Santiago.

Esta é oitava visita de trabalho dos médicos norte americanos a esta região região sanitária, fruto de uma iniciativa do Project Health CV, uma organização constituída por cabo-verdianos residentes nos EUA, e por nacionais daquele país.

Atendendo em média 100 pacientes por dia, a equipa trabalha as especialidades de urologia, uroginecologia, urologia pediátrica, cirurgia geral, oncologia médica e infecciologia.

Quando esta parceria começou em 2009, a ideia era cobrir apenas Santiago Norte, com os seus seis municípios, porém, desde o ano passado o projecto alargou-se para o Hospital Central Agostinho Neto, cobrindo assim toda a ilha de Santiago.

Prevê-se que, nos próximos anos, irá atingir a país inteiro. Aliás, já está firmado um protocolo para um horizonte de 20 anos e que irá ter cobertura nacional.

As intervenções da equipa norte americana incluem formação in job para os nossos médicos especialistas gerais.

Refira-se que esta oitava missão do Projec Health CV foi recebida pelo chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca, no dia 26 de Maio.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.