Assomada, sede do concelho de Santa Catarina, vai ser este ano a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, numa iniciativa com apoio das Nações Unidas, foi hoje anunciado.
A programação anual promove cidades “que se distingam pela apresentação de projetos direcionados para a juventude, alinhados com as melhores práticas internacionais adotadas sob a liderança do Sistema das Nações Unidas”, anunciou hoje o município de Santa Catarina, um dia antes do lançamento oficial, que acontece no sábado.
Espera-se que as ações a desenvolver ao longo de 2024 tenham um efeito multiplicador, “capaz de estimular outras instituições a desenvolverem projetos que possam beneficiar os jovens”.
Porto Novo, na ilha de Santo Antão, foi a capital em 2023, ano em que o município acolheu o Fórum Nacional da Juventude, debates sobre a democracia, mas também conversas abertas sobre temas como ansiedade e depressão entre os jovens.
O programa de Assomada vai ser divulgado no sábado, num dia preenchido com música e atividades recreativas.
A Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude é uma iniciativa instituída pelo Governo cabo-verdiano em 2019, em parceria com o poder local, seguindo princípios de “tolerância e cidadania ativa, através da criação de espaços seguros para debates entre jovens, e destes com as diversas instituições da sociedade civil”, anunciou o executivo.
Comentários