Amadeu Oliveira confirma estar doente. “Meu estado de saúde inspira preocupações”
Sociedade

Amadeu Oliveira confirma estar doente. “Meu estado de saúde inspira preocupações”

O advogado, Amadeu Oliveira, afirma que está sim doente e que seu estado de saúde merece cuidados, desmentindo, em simultâneo, as declarações feitas pelo Presidente da República e pelo director dos Serviços Penitenciários, que o deram como estando sem problemas de maior.

Em mensagem escrita que fez chegar à nossa redação, o ex-deputado nacional pela UCID, preso desde 2021 na cadeia de Ribeirinha, São Vicente, por crime de atentado contra o Estado de Direito Democrático, informa o seguinte: Informar a todos que a minha situação de saúde continua a merecer preocupações, tendo em conta que a biópsia extraída foi enviada para Portugal por forma a ser investigada e só deverá chegar a Cabo Verde daqui a 20 dias. Entretanto tive alta hoje (19 de Fevereiro) para continuar aguardando os resultados das análises da cadeia”.

Este esclarecimento de Amadeu Oliveira surge depois de no passado dia 9 o director geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, Odair Pedro, ter convocado a imprensa para negar que estivesse a ser recusado ao recluso Amadeu Oliveira assistência médica na cadeia, tendo esse responsável assegurado que o advogado foi “devidamente acudido” após solicitação para realizar exames complementares e consultas.

Odair Pedro disse que Oliveira estava em boas condições, referindo inclusive a imagens das câmaras da penitenciária de Ribeirinha que mostravam Amadeu a praticar futebol com outros reclusos. Ora, de acordo com Oliveira, essas imagens teriam sido colhidas semanas atrás.

A declaração de Amadeu Oliveira também contrapõe a afirmação do presidente da República, José Maria Neves, que, a partir de São Vicente, disse aos jornalistas ter garantias de que o ex-deputado da UCID se encontra bem e com acompanhamento médico.

“Como farei em relação a qualquer preso em Cabo Verde, solicitei informações e as garantias que recebi é que há acompanhamento médico ao dr. Amadeu Oliveira e que não há nenhum problema com ele”, adiantou José Maria Neves à imprensa.

“Amadeu Oliveira é um preso como qualquer outro e o Presidente da República, enquanto garante do cumprimento da Constituição, deve respeitar, antes de mais, a decisão dos órgãos constitucionais”, sublinhou o chefe de Estado.

Tanto José Maria Neves quanto o director dos serviços Prisionais, Odair Pedro, reagiaram a imagens postas a circular na internet mostrando um Amadeu Oliveira algo debilitado a aguaradr atendimento num consultório no Mindelo. As fotos causaram consternação e reações negativas junto dos internautas, o que levou as autoridades a vir a pública tentar esclarecer a opinião pública sobre o que estaria a suceder com o referido recluso.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.