Promover a ilha de São Nicolau é o principal objectivo da terceira edição do Festival do Atum, que acontece este sábado, 12, na cidade do Tarrafal de São Nicolau.
A montagem das barracas já está em curso na principal via do município, logo de frente para o mar. Ainda no âmbito do festival, orçado em 525 mil escudos, os expositores e partecipantes beneficiaram de uma formação gastronómica com um chefe da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, para diversificar a oferta.
Os 10 expositores do festival deverão apresentar no mínimo três pratos à base do atum. Além da gastronomia, a terceira edição do Festival do Atum contará com música e desporto.
Conhecida pela sua riqueza e tradição piscatória, Tarrafal de São Nicolau alberga também a mais antiga fábrica de conservas de Cabo Verde, a SUCLA, dona da marca que é uma das mais conhecidas encomendas de terra do arquipélago. Juntar gastronomia, cultura e turismo é ja uma estratégia seguida por alguns municípios nacionais.
O Festival do Atum acontece depois do Festival Kavala Fresk que já se consolidou no roteiro cultural da ilha de São Vicente. Na ilha do Maio a garoupa já foi também rainha em alguns eventos culturais.
Comentários