• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente do PAICV diz que São Nicolau está abandonada e sem investimentos
Política

Presidente do PAICV diz que São Nicolau está abandonada e sem investimentos

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, considerou hoje que São Nicolau, à semelhança outras ilhas, está abandonada e sem investimentos.

A líder do maior partido da oposição fez estas considerações em declarações à Inforpress, no âmbito da sua visita a São Nicolau, sublinhando que não houve “investimentos estruturantes” na ilha durante o mandado do actual Governo.

“Vê-se claramente que não há uma visão de desenvolvimento e os sectores estratégicos da economia não receberam efectivamente nada de novo, nenhum investimento nesses cinco anos”, afirmou, referindo-se .a sectores como a agricultura, a pesca e o turismo, que, no seu ponto de vista, deveriam merecer mais atenção do Executivo do MpD.

“A nível da agricultura, nada de novo., Nem a barragem que poderia ser impermeabilizada para servir todo o vale de Fajã, na pesca não houve requalificação do cais como foi prometido e a nível de turismo não se pode falar do sector com apenas um voo semanal”, criticou.

Um outro sector mencionado ao longo da entrevista foi a saúde, que segundo a mesma fonte, necessita de várias intervenções.

“As pessoas ressentem-se da falta de políticas sociais, veja a situação em que está a saúde, as listas de espera que existem, as consultas de especialidade que escasseiam, as evacuações que são dramáticas”, enumerou.

A questão da habitação mereceu igualmente reparo de Janira Hopffer Almada, para quem o sector, que deveria merecer mais intervenções, não recebeu a atenção nos últimos cinco anos..

“Depois de tanto desdenhar o programa Casa para Todos, herança da governação anterior, este Governo vai chegar ao fim do mandato sem uma visão e sem um programa para habitação em Cabo Verde”, denunciou.

A presidente do PAICV, além de visita a alguns espaços na ilha, teve encontros com a população, com o objectivo de auscultar as suas preocupações.

Partilhe esta notícia