Plano de desconfinamento, após término do Estado de Emergência às 24h00 desta sexta-feira, mantém bares e restaurantes fechados e proibição de acesso às praias de mar em Santiago. Festas, festivais e actividades desportivas só a partir de 1 de Novembro.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou esta manhã, em resumo, algumas medidas aprovadas pelo Governo para o regresso a alguma normalidade após o término esta sexta-feira, às 24 horas, do Estado de Emergência que vigora no país há dois meses. As regras para o desconfinamento têm uma calendarização diferente para Santiago, ilha mais afectada pela Covid-19, em relação às outras ilhas do arquipélago.
“A ilha de Santiago, e, particularmente a Cidade da Praia, continua com a ocorrência de casos positivos de COVID 19. Por esse motivo, mantêm-se em vigor algumas restrições como a interdição do transporte marítimo e aéreo de passageiros com origem e destino em Santigo, a interdição do acesso e frequência às praias de mar e a interdição do funcionamento de bares. Por esse motivo, o levantamento das restrições previstas no plano de desconfinamento tem uma calendarização diferente para Santiago em relação às outras ilhas”, disse o chefe do Executivo, acrescentando que “na cidade da Praia serão continuadas as ações em curso nos diversos bairros mediante a massificação da realização de testes rápidos e testes laboratoriais, do reforço da fiscalização e da sensibilização comunitária”.
O plano de desconfinamento aprovado pelo Governo levanta restrições impostas pelo estado de calamidade de uma forma programada e calendarizada. “As restrições relacionadas com a limitação do horário de funcionamento dos restaurantes fixada até às 21 horas, são levantadas no dia 1 de Junho, em todo o território nacional; As ligações aéreas inter ilhas serão retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo Santiago; As ligações marítimas para o transporte de passageiros, com origem e destino na Boavista, são retomadas a partir do dia 1 de Junho; As ligações marítimas para o transporte de passageiros, com origem e destino em Santiago, são retomadas a partir do dia 30 de Junho; Os eventos culturais e desportivos como festas, festivais e jogos das diversas modalidades, são retomados no dia 31 de Outubro”, destacou Ulisses Correia e Silva.
Comentários