50 anos da independência. Celebrações começam em Abril
Política

50 anos da independência. Celebrações começam em Abril

As comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, que se assinalam a 05 de julho, começam no dia 25 de abril, a data que marca a Revolução dos Cravos, em Portugal, anunciou a ministra da Defesa e Assuntos Parlamentares.

"Preveem-se três pontos altos. O primeiro será a abertura oficial das comemorações, com a data indicativa de 25 de abril", afirmou Janine Lélis, após a primeira reunião da Comissão Organizadora das Comemorações.

O dia 05 de julho será outro desses momentos, com a participação de várias entidades e organizações da sociedade civil.

A comissão está a discutir iniciativas, como debates sobre o percurso do país e o futuro de Cabo Verde, e a expectativa é avançar com os preparativos para que o Presidente da República convoque a comissão de honra e aprove o programa.

A criação de um selo comemorativo é outra das propostas.

O orçamento inicial das celebrações é de 50 milhões de escudos, com as várias iniciativas a decorrerem até dezembro.

Preveem-se também atividades junto da diáspora, em colaboração com o Ministério das Comunidades e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A comissão organizadora inclui, entre outros, o Presidente da República, José Maria Neves, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • pedro amado+, 26 de Mar de 2025

    Tudo certo.Espero que a bandeira da primeira républica seja asteada ao lado da bandeira da segunda r'epublica.A est´ria pode ser esquecida,mas nunca apagada

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.