• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Parlamento aprova votos de pesar pelos falecimentos de Vieira Lopes e Kaká Barbosa
Política

Parlamento aprova votos de pesar pelos falecimentos de Vieira Lopes e Kaká Barbosa

O Parlamento aprovou esta quarta-feira, 13, votos de pesar um referente ao falecimento do advogado Felisberto Vieira Lopes e do poeta e ex-deputado Kaká Barbosa.

As duas iniciativas foram apresentadas pelo PAICV, através do deputado João Baptista Pereira, tendo o mesmo considerado que o decano dos advogados de Cabo Verde, Viera Lopes, foi um “homem multifacetado”.

“O doutor Vieira foi verdadeiramente um homem de causas que sempre se entregou de corpo e alma à luta pela libertação das situações degradantes do povo das ilhas. Era um homem destemido e corajoso que durante a sua vida comprou várias guerras contra todos os regimes”, declarou, realçando que os últimos anos de sua vida Vieira Lopes se dedicou inteiramente à justiça.

O PAICV, de acordo com o deputado, considera que com a sua morte Cabo Verde ficou “mais pobre” e perdeu um homem com “elevado sentido de justiça e de profundo humanismo”.

Por seu turno, o deputado do MpD, Hélio Sanches afirmou que o grupo parlamentar do seu partido se associa à bancada do PAICV no voto de pesar ao “ilustre filho de Cabo Verde” Vieira Lopes, que foi um “homem determinado”.

“Antes da nossa independência foi uma das vozes que, sem medo, com coragem, determinação, defendeu os presos políticos, que na altura lutavam pela independência nacional. Após a independência foi um lutador para a liberdade, justiça e defesa dos direitos humanos em Cabo Verde”, lembrou, realçando que o País deve muito à Vieira Lopes pelo seu contributo.

Por sua vez, a deputada da UCID, Dória Oriana afirmou que a melhor homenagem que o Parlamento pode apresentar ao Vieira Lopes é dar continuidade a sua obra, salientando que ele foi um “homem integro” e sempre lutou a favor da democracia e contra corrupção em Cabo Verde.

O Governo através do ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, endereçou as sentidas condolências a família enlutada considerando que Vieira Lopes foi um “homem inconformado” e um cabo-verdiano que lutou e deu o seu contributo no desenvolvimento do país nas diferentes áreas.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação