O Grupo Internacional Afrodescendente (GIA) realiza, de 27 a 29 deste mês, no TechPark, na Praia, o segundo Encontro do Empresariado Afrodescendente, que vai reunir empresários africanos e da diáspora para promover parcerias, inovação e desenvolvimento económico sustentável.
Após o sucesso da primeira edição realizada em Portugal, segundo a organização, o Encontro Empresarial Afrodescendente regressa em 2025 com uma nova edição, desta vez em território cabo-verdiano.
Durante três dias, o TechPark acolhe palestras, painéis, workshops, rodas de negócios, exposições e momentos culturais, com o objectivo de fortalecer o ecossistema empresarial afrodescendente.
A organização pretende consolidar a iniciativa como uma plataforma de cooperação entre empresários da diáspora e do continente africano, promovendo a troca de conhecimentos, a construção de parcerias estratégicas e o fomento do empreendedorismo com base na inovação e na sustentabilidade.
De acordo com os promotores, o evento inclui ‘tour’ pela ilha de Santiago, integrando a componente empresarial com a valorização do património cultural.
A música, a dança e a gastronomia africanas também terão destaque, criando um ambiente de celebração e reconhecimento identitário.
Entre os oradores confirmados, destacam-se personalidades nacionais e internacionais das áreas da saúde, oportunidades de investimento, tecnologia e energias renováveis, turismo e investimento em África, empreendedorismo e financiamento.
Os organizadores sublinham que o encontro está aberto a empresários, empreendedores, académicos, líderes comunitários e demais interessados no avanço da diáspora africana.
O Grupo Internacional Afrodescendente (GIA) nasceu através de cidadãos afrodescendentes na Europa, com o propósito de promover a interacção e o espírito colaborativo de conhecimentos entre a África e a Europa para o desenvolvimento de comunidades afrodescendentes em todo o mundo.
Através de eventos, iniciativas de capacitação e parcerias estratégicas, o grupo busca fomentar o crescimento económico e a sustentabilidade das comunidades afrodescendentes.
Comentários
Anilsa oliveira, 13 de Jun de 2025
É um prazer enorme de vos receber em cabo verde um pais acolhedor, e cheio de morabeza!
Na segunda ediçao de grupo Afrodescendentes
Na partilha de esperiencias empresarial , e criar novas conesao e extrategias!!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.