Futebol/Mundial’2026: Seleccionador nacional divulga lista dos convocados para jogos com Angola e Eswatini
Desporto

Futebol/Mundial’2026: Seleccionador nacional divulga lista dos convocados para jogos com Angola e Eswatini

O seleccionador nacional divulgou esta sexta-feira, 10, na Cidade  da Praia, a lista dos convocados para as duas primeiras jornadas de apuramento da fase de grupos africano para o  Mundial’2026.

Cabo Verde estreia-se na quinta-feira, 16 deste mês, às 18:00, diante de Angola, no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, em partida a contar para a primeira jornada do grupo D.

De acordo com o calendário da FIFA, Cabo Verde volta a jogar cinco dias depois, no dia 21, com a congénere da Eswatini, antiga Suazilândia, em jogo da jornada, a ser disputado no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul) às 15:00 (12:00 em CV).

Em conferência de imprensa, Pedro Brito “Bubista” começou por justificar o atraso na divulgação da lista, que, segundo ele, teve a ver com o calendário dos jogos das competições europeias que dificultou na escolha dos convocados.

Prova disto, conforme informou, a equipa técnica teve que trocar cinco jogadores, por entender que ” humanamente” é sempre melhor um jogador saber que foi convocado sem ser “repescado”.

“Vamos entrar numa competição difícil, com 19 jogos, em dois anos e meio, e é preciso ter uma certa consistência ” justificou Busbista, manifestando-se “satisfeito” com o que a selecção de Cabo Verde tem feito nesses últimos anos.

“Conseguimos a qualificação para o CAN’2023 e estamos na candidatura para a melhor selecção do ano em África”, acrescentou.

Em relação à convocatória, destacou o facto de ter chamado quatro guarda-redes já que Bruno Varela (Guimarães – Portugal) ainda não tem a autorização da FIFA para actuar em jogos oficiais.

“É um jogador que vai ser importante no futuro da selecção de Cabo Verde pela sua qualidade e experiência, sendo o capitão da sua equipa”, notou o seleccionador nacional, esperando que a autorização da entidade máxima do futebol saia a tempo para que Bruno Varela esteja disponível para esses dois jogos.

Nota ainda para as ausências de Gilson Benchimol, Duk, Clé e Jovane Cabral, para o regresso de Delmiro Nascimento e a continuidade de Hélio Varela, que estreara na convocatória para os amistosos com a Argélia e Comores.

Relativamente às perpectivas neste grupo de apuramento, onde estão inseridas as similares dos Camarões, Angola, Líbia, Etswatini e ilhas Maurícias, Bubista disse que Cabo Verde tem condições para sonhar e lutar para a qualificação.

Durante a conferência de imprensa Bubista classificou de “especial” este jogo com a Angola, por ser um país onde actuou como jogador e treinador.

A fase final do Mundial’2026 vai ser disputada de 08 de Junho a 19 de Julho de 2026 no Canada, Estados Unidos da América e México e contará, pela primeira vez, com 48 selecções, sendo nove (eram cinco) do continente africano.

Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis selecções (grupo de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.

Os quatro melhores segundos vão disputar uma final-four onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos no Mundial.

Os jogos de qualificação arrancam neste mês de Novembro e decorrerão até Outubro de 2025, com cada equipa a fazer um jogo em casa e outro jogo fora, num total de 10 jornadas.

Lista dos convocados

Guarda-redes: Josimar Dias ‘Vozinha’ – (AS Trencin – Eslováquia), Marcio da Rosa – (Anadia FC -Portugal), Dylan Silva (Sintrense – Portugal) e Bruno Varela (Guimarães – Portugal).

Defesas: Roberto Lopes ‘Pico’ (Shamrock Rovers – Irlanda), Diney Borges (Al Bataeh – EAU), Dylan Costa (Toulouse – França) João Correia (Desp. Chaves -Portugal), Steven Moreira (Columbus -EUA), Delmiro Nascimento (AEZ Zakakiou – Chipre).

Médios:Jamiro Monteiro (Dj Earthquakes- EUA), Kenny Rocha (AEZ Zakakiou- Belgica) Deroy Duarte (Fortuna Sittard -.Países Baixos), Carlos Fernandes ‘Cuca’ – (União de Leiria – Portugal), Leandro Andrade – (Qarabag – Azerbaijão), Patrick Andrade ( Qarabag – Azerbaijão) e João Paulo Fernandes ( Sheriff – Moldávia).

Avançados: Ryan Mendes (Karagumruk – Turquia), Garry Rodrigues (Ankaragucu – Turquia), Willy Semedo (Omonia – Chipre), Tiago Correia ‘Bebé’ (Rayo Vallecano – Espanha), Bryan Teixeira (Sturm Graz – Áustria) e Hélio Varela (Portimonense – Portugal)

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.