O Presidente da República exortou hoje o Governo “a prestar a atenção” às questões levantadas pelas autoridades norte-americanas sobre os direitos humanos no País, designadamente a situação nas prisões, intervenção policial e maus tratos nos quartéis militares.
José Maria Neves falava à imprensa, na cidade do Porto Novo, a propósito do relatório publicado pelo Departamento de Estado norte-americano sobre a situação dos direitos humanos, alertando para as “condições precárias” nas prisões e a forma como os presos são tratados, bem como a abordagem policial e “violência nos quartéis” em Cabo Verde.
“Quando relatórios desta natureza são publicados é preciso que o Governo preste atenção aos pontos menos conseguidos apontados pelas autoridades norte-americanas”, declarou o Presidente da República.
Neste caso concreto, o chefe de Estado entende que o Governo deve “prestar muito mais atenção” à questão das prisões e a forma como os presos são tratados, mas também à “chamada de atenção para que as leis sejam efectivamente respeitadas” em Cabo Verde.
Em relação às Forças Armadas, mais exactamente sobre a violência nos quartéis, José Maria Neves considerou, também, que é preciso que os problemas sejam “efectivamente resolvidos” embora, neste aspecto, ele tenha “informações de que, neste momento, a situação está devidamente sanada” no seio dos militares.
Comentários