Cabo Verde não registou nenhum caso positivo da covid- 19, desde domingo, 28, depois de mais um teste negativo a um caso suspeito. Neste momento estão outros quatro casos suspeitos - dois na Praia, um na Boa Vista e um no Sal, surgidos ontem - à espera dos resultados das análises.
Segundo o director Nacional da Saúde, que falava ontem à tarde para fazer o ponto de situação do novo coronavírus (Covid-19) em Cabo Verde, há neste momento mais quatro casos suspeitos das pessoas que estão em quarentena, sendo dois na Praia, um na Boa Vista e outra na ilha do Sal. Também está para sair os testes definitivos feitos a duas crianças na Praia, filhos do casal de Achada São Filipe, que deram inconclusivo.
Artur Correia avançou ainda que a linha 800 11 12 já está a funcionar com a valência apoio psicológico, com 19 profissionais para ajudar as pessoas que se encontram em quarentena nos hotéis, aos que estão em acompanhamento domiciliar e aos cidadãos em geral.
Em relação aos dois casos positivos na Cidade da Praia, o responsável garantiu que estão “bem” e a evoluir muito “positivamente”.
Quanto aos quatro casos saíram de Cabo Verde e descobertos em Portugal, avançou que o arquipélago está à espera de uma resposta de Lisboa, para desencadear um conjunto de informação para saber de qual ilha é que partiram esses cidadãos portugueses.
“Havendo essa informação, iniciaremos imediatamente a investigação (…), para que o país possa estar “em cima de conhecimento e tomar medidas imediatas”, esclareceu, indicando que não tem informação se essas pessoas saíram daqui infectadas ou contrairam o virus durante o voo para Portugal.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.
Depois de surgir na China, em Dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia, um casal residente na Achada São Filipe - o marido tinha estado na Europa recentemente e veio infectado. Dos seus contactos, dois já deram negativo, mas outros dois, que se sabe serem seus filhos menores, aguardam teste definitivo após tentaoivas inconclusivas.
Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.
Com Inforpress
Comentários