• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santa Cruz: Tribunal passa a ter Gabinete de Reinserção Social e Penas Alternativas para Santiago Norte
Política

Santa Cruz: Tribunal passa a ter Gabinete de Reinserção Social e Penas Alternativas para Santiago Norte

O Tribunal da Comarca de Santa Cruz inaugurou hoje um Gabinete de Reinserção Social e Penas Alternativas para servir toda a região Santiago Norte, para além de equipamentos de videoconferência para realização de audiências à distância.

O acto foi presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que adiantou à imprensa que numa segunda fase será a vez do Tribunal de Santa Catarina “ganhar” um gabinete semelhante.

“A inauguração do Gabinete de Reinserção Social e Penas Alternativas significa muito para a realização da justiça”, concretizou o primeiro-ministro, que explicou que se a justiça é julgar e punir, é também recuperar e fazer com que pessoas presas possam ter oportunidade de retorno à vida familiar, social e económica”.

É que, segundo Ulisses Correia e Silva, a prisão não deve ser um espaço só para repreensão, mas deve ser um espaço para a recuperação do homem.

Na ocasião, o chefe do Governo, cumpre hoje o segundo dia de visita a região Santiago Norte, lembrou tem havido “uma forte investida” em investimentos nas tecnologias, referindo-se aos sistemas de audiências à distância utilizando sistemas de plataformas digitais, ora instalado no Tribunal de Santa Cruz.

Ou seja, ajuntou, em Santa Cruz a partir de hoje vão ser feitas audições à distância, sem a necessidade de deslocar um preso da cadeia para os tribunais.

Por outro lado, adiantou que o sistema de informação da justiça e o sistema de gestão de serviços prisionais, que vai permitir que se tenha toda informação disponível, vão avançar “brevemente” permitindo que se tenha “sistemas eficientes”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, manifestou “satisfação em nome de toda a população” de Santa Cruz e da região Santiago Norte.

É que, segundo ele, a inauguração desse espaço é “extremamente importante” para o desenvolvimento social, tendo em conta que vai fazer com que as pessoas tenham acesso à justiça.

Durante a sua estada em Santa Cruz, Ulisses Correia e Silva, acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e de outros membros do Governo, visitou o Centro de Saúde local para se inteirar da campanha de vacinação contra a covid-19.

Santa Cruz, conforme dados avançados, de momento, não tem casos activos ou em investigação.

Ao todo já foram vacinadas 80,8 % da população adulta com primeira dose, 69,7 % com segunda dose e 10,3 % com terceira dose.

Relativamente à vacinação dos adolescentes e jovens (12 aos 17 anos), 64,1 já foram vacinadas com primeira dose e 45,5% já estão completamente vacinados.

Ainda no período da tarde de hoje, Ulisses Correia e Silva vai estar no município de São Miguel onde, além do encontro com o executivo camarário, liderado por Herménio Fernandes, vai visitar a obra de requalificação da orla marítima da cidade de Calheta e ainda preside à apresentação do projecto de investimentos no sector d água em Santiago Norte.

Partilhe esta notícia