• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Parlamentares da sub-região perspectivam CEDEAO 2050
Política

Parlamentares da sub-região perspectivam CEDEAO 2050

Os deputados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), estão desde quinta-feira, 3, reunidos em Monróvia, capital da Libéria, em seminário parlamentar subordinado ao tema: “Visão da CEDEAO 2050: Processo de Formulação e Desafios de Implementação.” 

A ideia, entre outros, è permitir que os parlamentares comunitários se apropriem da Visão 2050 da CEDEAO e assegurem o seu pleno envolvimento, na sua implementação.

De acordo com o comunicado de imprensa do Parlamento da CEDEAO, o encontro procura “assegurar o seu envolvimento no desenvolvimento de documentos operacionais, em particular o quadro estratégico de médio prazo acompanhado de planos adequados para acompanhar esta implementação”.

''Esta visão da comunidade desenvolvida através de um processo participativo tendo em conta as aspirações profundas dos cidadãos da África Ocidental é articulada em torno de cinco pilares fundamentais, nomeadamente: Paz, Segurança e Estabilidade; Governança e Estado de Direito; Integração Econômica e Interconectividade; Transformação e Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável; e finalmente a Inclusão Social'', lê-se no comunicado de imprensa do parlamento comunitário.

A Visão CEDEAO 2050 tem como lema “CEDEAO do povo: paz e prosperidade para todos”. Este slogan expressa a vontade da instituição comunitária de promover a paz e a prosperidade na sub-região.

Para alcancar esse desiderato, a CEDEAO pretende ser, para os próximos 30 anos, “uma comunidade de povos com maior ênfase nos jovens e mulheres que são as forças vivas da região”, especifica a instituição parlamentar da África Ocidental.

Recorde-se que o documento que estbelece as ideias-chave da proposta foi examinado e adotado durante a segunda sessão extraordinária de 2021 do Parlamento da CEDEAO.

Este seminário parlamentar è uma especie de antecamara da primeira sessão extraordinária de 2022 do Parlamento da CEDEAO que acontece no Complexo Ministerial da Libéria, entre os dias 8 e 12, e que irá debruçar-se sobre a situação política e de segurança na região, com particular destaque para o Mali, Guiné e Burkina Faso.

O Parlamento da CEDEAO é composto por 115 assentos dos 15 países membros do espaço comunitário, tendo Cabo Verde cinco deputados e quatro deles tomaram posse na sessão ordinária de Abuja, Nigéria, que teve lugar em dezembro último.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação