• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Obras do PRRA no concelho na Praia vão ser retomadas depois de quase dois anos de paralisação
Política

Obras do PRRA no concelho na Praia vão ser retomadas depois de quase dois anos de paralisação

As obras do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), na Praia, vão ser retomadas após um acordo entre o Governo e a câmara municipal, anunciou hoje o Governo.

O anúncio foi feito pela ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, na sequência de uma visita que realizou hoje na companhia do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, e das respectivas equipas técnicas para avaliar a situação das obras, paralisadas desde a posse da equipa camarária liderada por Francisco Carvalho, seguida de uma reanálise técnica visando a retoma.

Eunice Silva frisou que após as eleições autárquicas de Outubro de 2020, o Governo retomou as obras em todos os municípios, tendo ficado de fora apenas o concelho da Praia.

“O presidente da Câmara entendeu que não havia condições para avançar com as obras e acabamos por perder dois anos de trabalho. Recentemente o presidente da Câmara Municipal da Praia demonstrou abertura na retoma do processo com o Ministério e o convidamos para virmos ao terreno ver as obras, identificar em que estado se encontram e o que falta fazer”, explicou a ministra.

A governante adiantou que após esta visita, um trabalho técnico vai ser feito e que só a partir desse trabalho técnico de avaliação vão retomar as obras e ver aquilo que é possível fazer dentro do plafond previsto no quadro do contrato-programa com a autarquia praiense que é de 297 mil contos.

“Portanto as obras só podem ser retomadas depois do acordo com a câmara municipal. São dois anos de paragens, houve situações de aumento do preço do mercado, há trabalhos que degradaram devido às chuvas e é preciso fazer essa avaliação técnica, que esperamos seja concluído o mais rápido possível para regressamos à mesa das negociações”, disse sem, no entanto, precisar um período de retoma.

Eunice Silva indicou que a verba está no banco e só vai ser disponibilizada a partir do momento em que as facturas forem aprovadas e comprovadas.

Ao todo são 21 obras importantes, segundo o presidente Francisco Carvalho e que, na sua perspectiva, vão permitir o desencravamento das localidades de bairros, melhorar a ligação e circulação entre as zonas e atender a uma das reivindicações de grande parte dos praienses que é o calçamento das ruas.

“Vamos ter muitas ruas calcetadas e também os miradouros que vão ser reabilitados para permitir que as pessoas possam visitar e usufruir das paisagens aqui da Cidade da Praia e também para termos percursos turísticos porque sabemos que não há turismo sem miradouros. Então estamos aqui na presença de um casamento entre várias ideias e projectos em simultâneo”, disse.

Francisco Carvalho adiantou que a equipa camarária sempre está disponível para o bem dos praienses e da Cidade da Praia e garantiu que assim que a verba estiver disponível os trabalhos vão ser retomados com grande dinâmica.

As equipas do Ministério da Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação e da Câmara Municipal da Praia visitaram as obras de calcetamento das ruas nos bairros de Ponta d’Água e Zona, de drenagem e acessibilidade na encosta do Moinho, vias de ligação entre a Zona 4 e Castelão e o Calcetamento de ruas em Achada Grande Trás e Frente.

Estiveram ainda nas localidades de São Francisco, Trindade, Eugénio Lima, Palmarejo e Monte Vermelho.

Partilhe esta notícia