• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho garante que Município da Praia “não vai falhar” na implementação da Polícia Municipal
Política

Francisco Carvalho garante que Município da Praia “não vai falhar” na implementação da Polícia Municipal

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, garantiu hoje que a autarquia não irá falhar na transição da Guarda Municipal para a Polícia Municipal e que, inclusive, já há orçamento para o efeito.

“Quero sublinhar muito esta demonstração de uma enorme vontade e disponibilidade por parte do ministro da Administração Interna [de implementar a Polícia Municipal na Praia] que realmente veio colocar o brilho maior em relação a esta reivindicação antiga dos agentes da Guarda Municipal aqui no nosso município da Praia”, concretizou o autarca.

Francisco Carvalho, que falava à imprensa à margem das comemorações do 14ª aniversário da Guarda Municipal da Praia, disse ainda que hoje é “um grande dia” porque é um caminho que vem sendo feito há vários anos.

“O ministro garantiu que o Governo vai apresentar uma proposta de lei que vai abrir uma janela de oportunidade de um ano para as câmaras municipais aproveitarem e conseguir implementar a transição. Nós não podemos falhar, nós não vamos falhar, vamos aproveitar este ano que vai concedido para sim conseguirmos a transição da Guarda Municipal para a Polícia Municipal”, afirmou.

Francisco Carvalho disse ainda que desde que a sua equipa chegou à câmara municipal tem deixado sempre no orçamento da autarquia o “montante necessário” para essa implementação.

“Este ano, mais uma vez, voltamos a colocar no orçamento para o ano de 2023 o montante necessário, com base nas contas que foram feitas, para implementarmos”, completou.

O autarca garantiu ainda que se vai também continuar a resolver os pendentes.

“Atribuímos um subsídio de risco tanto aos agentes da Guarda Municipal como aos agentes civis, naquela que foi a concretização de uma reivindicação antiga e hoje, felizmente, conseguimos também atribuir mais uma viatura que vai criar melhores condições de trabalho para os agentes da Guarda Municipal e vamos continuar nesta linha”, explicou.

Francisco Carvalho garantiu ainda que se vai fazer com que os agentes tenham acesso à comparticipação nas coimas, uma reivindicação também antiga que, segundo disse, será concretizada ainda no ano de 2023.

“Nós temos a perfeita consciência de que nós somos tão somente representantes dos funcionários da Câmara Municipal da Praia e dos munícipes, é o nosso trabalho, é o nosso dever”, finalizou.

Partilhe esta notícia