Pub

héliosanches

Hélio Sanches, deputado da Nação, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte pelo MpD, está a analisar a possibilidade de concorrer às eleições presidenciais em 2021. O jurista está desde há muito com essa pretensão, mas o projecto começa a ganhar forma, a ponto de haver já “movimentações internas” de um grupo seu apoiante dentro do MpD em torno da possível candidatura de Sanches.

Fontes próximas de Hélio Sanches, com quem Santiago Magazine não conseguiu chegar à fala, avançam que existe “uma forte possibilidade” do deputado, que também é líder do grupo parlamentar no Parlamento Pan-Africano, se apresentar como candidato às eleições presidenciais de 2021.

“Sanches encara esse desafio como uma missão da sua geração, em prol do aprofundamento da democracia e da necessária congregação dos cabo-verdianos em torno dos grandes desafios do país”, adianta um seu apoiante.

A acontecer essa candidatura, Hélio Sanches entrará numa lista com outros potenciais concorrentes da esfera política do MpD, nomeadamente Carlos Veiga, Jorge Santos, Eurico Monteiro e Milton Paiva, que também estarão a fazer o seu trabalho de casa, e todos contando com o suporte do partido liderado por Ulisses Correia e Silva, outro nome já aventado para o Palácio do Plateau.

Político com anos de estrada, Hélio Sanches, hoje deputado, foi secretário geral do Governo nos anos 1990 além de exercer outros cargos de relevância na Administração Pública. Foi também director geral do Património do Estado e, já no início da década de 2000, foi eleito membro da Comissão Nacional de Eleições. Em 2000 concorreu à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, de onde é natural, como candidato do extinto PRD (Partido da Renovação Democrática) contra Carlos Albertino Veiga (MpD) e José Maria Neves (PAICV) que ganharia essa disputa.

Note-se, todavia, que até este momento o único pretendente ao Palácio do Plateau que se disponibilizou publicamente para o cargo foi o deputado Milton Paiva, num post de Dezembro de 2017, onde também anunciava a sua saída dos órgãos do MpD, mantendo-se entretanto como militante. E até hoje ele continua com o projecto presidencial de pé, aguardando melhor ocasião para anunciar oficialmente a sua candidatura a presidente da República. Paiva, aliás, está forte no terreno com vista a apresentar um projecto ambicioso, escolhendo a dedo os seus principais colaboradores para ganhar essas eleições. 

José Maria Neves é “possibilidade muito forte”

Da lado do PAICV, parece cada vez mais evidente que o partido presidido por Janira Hopffer Almada irá apoiar a mais que provável candidatura do ex-primeiro ministro José Maria Neves. Esta semana, em entrevista à Agência Lusa, Neves voltou a referir-se a uma “possibilidade muito forte” de ser candidato a Presidente da República nas eleições de 2021, garantindo que já está “a trabalhar para transformar essa possibilidade em certeza”.

“Eu diria que hoje a possibilidade é muito mais forte de ser candidato a Presidente da República. É uma possibilidade forte, estou a trabalhar para transformar essa possibilidade em certeza e hoje essa possibilidade é muito mais forte do que era antes”, afirmou José Maria Neves, admitindo, ainda assim, que está “em processo de reflexão”.

Neves recordou ainda que uma candidatura presidencial em Cabo Verde, “hoje mais do que nunca, é muito exigente”, face aos “desafios actuais”, nacionais e internacionais, mas reconhece que os cabo-verdianos precisam de “um líder da Nação”.

“Uma candidatura presidencial tem de ser suprapartidária, então vai exigir um trabalho mais alargado, mais amplo. Mas estou nesta fase a trabalhar para transformar essa possibilidade numa certeza”, reforçou José Maria Neves, 59 anos, actualmente professor universitário.

O político defendeu que o país “precisa de um árbitro, capaz de unir os cabo-verdianos” e de “romper” com a “forte crispação política actual”.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Rubem 20-08-2019 05:31
Ó Spencer não perca o teu tempo com o dito Orlando Dias. Ele ê um dos conhecidos escribas que anda por aí a mandar bocas contra certos políticos. Pessoas do tino do Orlando não se responde pá! Deixe o gajo mandar bocas! É o que ele sBe fazer.
Responder
0 # Jorge spencer 19-08-2019 15:31
Oh senhor Orlando.
Todos esses insultos ao Dr Hélio Sanches vem de si? O senhor já disse tudo. Pachencha pa nho! Menino de mandado cu tudo idade qui nho tene. Pachencha gò.
Responder
0 # Augusto Silva 19-08-2019 14:49
Orlando ku ja deve ataca pessoas. Oh nu cre candidata anho? Oh nho é so pa fazi insulta e fazi mandado se arguém. Nhu da cara. ?
Responder
+1 # João pereira 19-08-2019 14:42
O dito Orlando Dias sta preocupado cu Dr Sabches.
Nhu confessa ma nhó qui sta ta ataca Dr.Sanches. Agora elnhu sta barralhar tudo! Coerência " Orlando Dias" . Pamodi? Pachencha!
Responder
0 # Tarrafal 19-08-2019 14:05
MPD tem de se posicionar.
No Tarrafal de Santiago sabemos que a população quer o Professor Sindicalista Abraão Borges para Presidente da Câmara.
Com o andar da carroça aparecerá mais pessoas.
Pensamos que o Dr. Hélio tem toda a legitimidade de concorrer sim Sr.
Avance.
Responder
0 # ORLANDO DIAS 19-08-2019 08:32
A grande maioria dos comentários de "apoio" é do próprio Hélio Sanches. Eu, sinceramente, acredito que o Hélio não bebe grogu fedi.
Responder
-3 # Austelino varela 18-08-2019 20:14
Estamos contigo Dr. A sua postura de Homem de Estado, simpkes e himilde, vai permitir que seja PR. Tudo depende de si Dr. Em democracua é o povo quem ordena, avance Dr, " sem djobi pa lado".
Responder
-3 # Pedro Gregório 18-08-2019 15:44
Força Dr Hélio.
Conhecemos todos os "escribas" insultadores. São as mesmas pessoas "encarapuzadas" e covardes. Conte com o meu apoio caso decida avançar. Será um sacrifício para e e sua família mas por Cabo Verde como político deve servir o nosso país. Muita força e continue com amesma serenidade e alegria contagiante que lhe caracteriza. Abraço amigo.
Responder
-3 # João Leal 18-08-2019 15:13
Força DrHélio
Espero que venhas merecer o apoio do MPD e de outras forças políticas. O Ulisses conhece bem o senhor. Abraço e força.
Responder
-3 # Eurico 18-08-2019 14:54
Dr Hélio nem cá confirma informação dhes começa ataca. Se é verdade gò nca sabi é modi.djes fadiga. És sabi ma és homi lì bali. Mé homi qui ta dá cu tudo argyem di tudo partido djes fadiga. Si nhu avança dr nhu ta conra cu mi.
Ka nhu resondi. Ques djentisi é tudo conched. Algum até ta toma café cu nho manente. nhu firça.
Responder
-3 # Carlos Fonseca 18-08-2019 14:49
Como costuma dizer David Hopffer Almada " só arvore qui tem fruto qui tá dadu cu pedra".
Djés começa dá medo nhó Dr Hélio Sanches.
Nhó é um politico sério qui studa cu sacrifício e qui hoje é um exemplo de modi qui tá fazedo política cu seriedade. Força Dr. Ká nhu respondi insulto. Si nhu candidata nhu conta cu nha apoio. E nta spera ma nha partido MPD tá bem apoia nhó
Nu nesti um predidente jovem cina nhó.
Corragi e força.
Responder
-3 # Pedro António 18-08-2019 14:21
Já chamaram o Dr Carlos Veiga, Dr Eurico Monteiro, UCS , José Maria Neves, Aristides Lima e outros políticos da nossa praça dos mesmos nomes Dr Hélio.
São as mesmas pessoas. Caso avance conte com o neu apoio e do meu partido, PAICV.
Responder
-3 # Jose Manuel 18-08-2019 14:08
Os escribas de serviço, todos já identigicados, começam a atacar o Dr Hélio Sanches.
O Dr já estava a espera! Quando Barack Obama se candidatou chanara-lhe de preto, assassino, terrorista, traficante e outros nomes. Entretanto, foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. O Dr Sanches não tesponderá nunca a essas pessoas de cara tapada.
Responder
+1 # Atento 17-08-2019 10:06
Go q merca kkkk, essa gente não tem é vergonha na cara, mas também no tem só uns patetas na parkamento qualquer asnera te fala também asnera
Responder
+2 # De Praia Maria 16-08-2019 13:31
Hélio Sanches ! Candidato à Presidência, falcatrua de terreno , na Praia, picos e assomada, cré ca sta da más.... kakakaka. agó é Presidência para ????
Responder
+2 # CARLINHOS DI BAIRRO 16-08-2019 12:40
Eu também serei candidato e já estou nos preparativos para instalação da minha sede de campanha que será na loja de Dona Ivone.
Responder
+4 # Jocas 16-08-2019 12:23
Oi meu povo ... tu mereces tanta afronta. .Ó Hélio estás FUSCU. ?
Responder
+5 # Daniel 16-08-2019 09:44
Cada vez mais me desiludo com a política . Que pergaminhos tem Hélio Sanches para ambicionar tão alto e honroso cargo? Esse que ainda a pouco tempo, em conluio com Arnaldo Silva tentava vender Terrenos da Câmara da Praia em Achada de S. Felipe! Amigo do Félix Cardoso e aproveitador do dinheiro dos Narcotraficantes ! Paciência, até parece que caminhamos na direção da Guine-Bissau.
Responder
+4 # Hélio na trosa 16-08-2019 09:15
Era só o que nos faltava!!
O que Cabo Verde menos necessitará no futuro, é ter como Presidente da República, uma pessoa que a nível da de[censurado]ção é medíocre.

Ago, sta moda goci kre ser Presindenti.
Responder