• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santa Catarina. Requalificação da orla marítima de Ribeira da Barca arranca em Outubro
Regiões

Santa Catarina. Requalificação da orla marítima de Ribeira da Barca arranca em Outubro

As obras de requalificação de toda a orla marítima da vila piscatória de Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina (Santiago), vão arrancar em finais de Outubro, garantiu hoje em Assomada o edil José Alves Fernandes.

Trata-se de uma obra que vai desde a zona de Lém Rocha ao polivalente local, que contempla equipamentos desportivos, nomeadamente fitness, parque infantil, duas passagens área para facilitar a circulação de pessoas na época das chuvas e quiosques, cujo projecto está orçado em mais de 17 mil contos no âmbito do Fundo do Turismo, e as obras deverão ter a duração de 73 dias.

O autarca deu esta garantia hoje à imprensa, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora do concurso de requalificação da orla marítima da vila piscatória de Ribeira da Barca, sustentando que, após os trâmites no Tribunal de Contas, esta “infra-estrutura importante” vai arrancar em finais de Outubro.

Ou seja, ajuntou, a empresa vencedora (TCHNOR), sediada naquele município do interior de Santiago tem todas as condições para montar o estaleiro e preparar toda a logística para o arranque das obras.

“É uma infra-estrutura virada para o desenvolvimento de Ribeira da Barca, porque sendo uma vila, com grandes potencialidades e estando situada nas proximidades das maravilhas de Santa Catarina que a fazem ser muito procurada, há necessidade de criar infra-estruturas de qualidade para criar mais atractividade, visando dinamizar toda a actividade económica e fazendo com que o desenvolvimento aconteça também em Ribeira da Barca à semelhança da cidade de Assomada”, sublinhou.

Beto Alves (nome pelo qual é também conhecido) reiterou que para a sua equipa “o desenvolvimento é integrado e para todo o concelho”, lembrando que, é por isso que fizeram um “investimento forte” no centro da cidade de Assomada e que agora estão a sair fora da urbe, iniciando pela localidade de Ribeira da Barca, mas que a mesma vai ser extensiva a todas as povoações.

Tendo em conta que naquela vila a população vive da apanha de areia, José Alves Fernandes lembrou que a infra-estrutura vai inibir esta prática, até porque, segundo o executivo camarário, a mesma vai criar outras actividades geradoras de rendimento, ou seja, actividades económicas viradas para negócios e actividades turísticas.

Na ocasião, o autarca santa-catarinense lembrou que a edilidade tem em curso em Ribeira da Barca obras de reabilitação de casas, tendo anunciado ainda “para breve” a instalação da delegação municipal e um campo de futebol relvado para “os próximos tempos”.

Por seu turno, o sócio-gerente da empreiteira vencedora do concurso, Adriano Sanches, disse que a empresa que labora há 15 anos no mercado da construção civil e que já tem realizado trabalho naquela localidade, tirando o pessoal de direcção, toda sua a mão-de-obra vai ser local, aliás o mesmo consta numa das cláusulas contratuais.

Em relação ao cumprimento do prazo de 72 dias, o responsável afirmou que a mesma está dentro do gabarito da empresa que, lembrou, tem o hábito de entregar as obras dentro do prazo, desde que não haja atrasos no pagamento e de outra índole.

Questionado se a obra vai ser de qualidade e se vai ao encontro do projecto, Adriano Sanches respondeu: “A marca da nossa empresa é construir com responsabilidade e sustentabilidade. Todas as obras que já realizámos até o momento foram feitas com grande porte de qualidade. Não temos nenhuma reclamação e queixas nos tribunais”.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação