• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Conferência Ministerial de Turismo e Transporte Aéreo em África. UCS quer abertura total do céu africano
Economia

Conferência Ministerial de Turismo e Transporte Aéreo em África. UCS quer abertura total do céu africano


Cabo Verde acolhe, de 27 a 29 de Março, a 1ª Conferência Ministerial de Turismo e Transporte Aéreo em África, em parceria com a OMT e a OACI, o que, na opinião do Primeiro-Ministro do país, é um sinal do contributo que o país quer dar para a abertura total do céu africano.

Cabo Verde partilha o sentido de prioridade que a União Africana atribui ao Mercado Único de Transporte Aéreo Africano, disse Ulisses Correia e Silva na sua intervenção no segundo dia de trabalho na 32ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da União Africana, em Adis Abeba (Etiópia), no quadro da apresentação pelo Togo do Relatório sobre o Mercado Único de Transporte Aéreo Africano pelo Togo.

O Primeiro-Ministro cabo-verdiana afirmou também que acredita que com a criação da Zona de Comércio Livre e o Mercado Único de Transportes, enquadrados por ambientes de estabilidade política, instituições fortes e capital humano feliz e qualificado, a África acelerará o seu desenvolvimento.

“O reforço significativo da conectividade é determinante para a aceleração do processo de desenvolvimento da África. Desenvolver as relações intra-africanas e com o mundo só é efetiva com boas conectividades a nível dos transportes, das telecomunicações e das TIC. A mobilidade de pessoas, o comércio, o investimento, o turismo, o acesso a mercados, a circulação, e a partilha de conhecimento, da ciência, da tecnologia e da cultura, só se conseguem com boas conectividades”, declarou UCS.

Ora, na actual conjunta, de acordo com o Chefe do Governo, África é o único continente que não tem nenhum aeroporto na lista dos MegaHubs mundiais. No entanto, tem um mercado atual e potencial enorme. Por isso, sublinha Ulisses Correia e Silva, a “falta de soluções integradoras” que liguem “com facilidade e competitividade” os diversos países africanos entre si e com o resto do mundo.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Teresa Fortes