O programa Praia Empreende, uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia, apoiou nove projectos empresariais inovadores, beneficiou 52 jovens e garantiu 80 postos de trabalho em diversos sectores de actividade no município da Praia, informou hoje a autarquia.
O director do Gabinete de Empreendedorismo e Inovação, Carlos Barros, disse à Inforpress que durante a primeira edição, implementada no ano passado, no universo de 517 candidaturas foram selecionados 29 projectos, num investimento global de 12 mil contos.
Ao destacar a importância do projecto no fomento empresarial, disse que na primeira edição foram alcançados projectos como turismo inclusivo para surdos, loja de pescados, auto lavagem e manutenção de veículos, loja de hortaliças e verduras, restauração e pastelaria, empresa de logística, hostel & esplanada, gelataria, boutique, papelaria e plataforma de emigrante.
O impacto, assegurou, “foi imediato” na vida dos empreendedores garantindo mais de 80 postos de trabalho.
Neste momento, assegurou, existem 23 empresas a operar no município e outras seis a serem monitoradas pelo Observatório do Empreendedorismo.
“A Câmara Municipal da Praia entende que os jovens desempenham um papel crucial no desenvolvimento da cidade e das suas comunidades, por isso visa através do presente projecto, criar condições para melhor, incentivar o fomento do empreendedorismo e a criação de cadeias de valor com sustentabilidade”, considerou o vereador.
Conforme explicou a mesma fonte, é preciso criar um ecossistema próprio que fomente a cultura do empreendedorismo, a capacitação, o acesso ao financiamento e a criação das condições para a instalação das empresas, de forma “harmoniosa”.
Os projectos selecionados, informou o responsável, cobriram as diversas áreas do fomento ao empreendedorismo, implementados no município da Praia estando assegurados por apoio financeiro, capacitação e acompanhamento institucional da Câmara Municipal da Praia.
Carlos Barros referiu que a segunda edição do projeto, ainda sem data prevista, terá um orçamento de 15 mil contos, superior à primeira edição, tendo em conta que o objectivo é beneficiar um número maior de jovens.
O programa Praia Empreende é destinado a jovens dos 18 a 35 anos, visa selecionar ideias de negócios de fomento ao empreendedorismo jovem, a realizar no município da Praia, para receberem apoio financeiro, capacitação e ou acompanhamento institucional.
Fomentar o empreendedorismo, fixar quadros no através da criação do autoemprego, incentivar e apoiar a criação de empresas e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho são os principais objetivos do projecto.
Comentários