O selecionador e coordenador nacional de Basquetebol da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB, Emanuel Trovoada prossegue o seu périplo pelas ilhas, desta vez a Santo Antão onde está desde o dia 08 de fevereiro e, a seguir, São Vicente, para conduzir uma série de ações para a dinamização da modalidade e, sobretudo, ao nível da formação, parte de um projeto integrado, comas associações e Câmaras locais para a solidificação das bases para o desenvolvimento sustentável da modalidade.
A comitiva que integra também o presidente da FCB, Mário Correia e o preparador físico Edmilson Abreu que já esteve nas regiões desportiva Santiago Sul e Norte, no Sal, Boavista, Maio e Fogo, concentra agora as atenções na “Ilha das Montanhas” com várias atividades programadas tanto na Ribeira Grande como no Porto Novo. Nesta segunda-feira a comitiva da FCB chegou a Porto Novo, depois de três dias na Ribera Grande.
Em Ribeira Grande, o grupo promoveu uma série de atividades entre os quais encontros com escolas locais do Ensino básico e secundário), para além de treinos e exercícios práticos para formadores e atletas em mini-baske e escalões júnior e sénior.
Em entrevista ao Santiago Magazine, Emanuel Trovoada recorda que esta é mais uma etapa de um importante que a atual direção da FCB se propôs a realizar para a dinamização da modalidade, sobretudo ao nível das bases e realçou o “bom andamento dos trabalhos”, tendo este realçado ainda o forte engajamento da Câmara Local que cofinanciou a estadia no município. Durante a estada em Ribeira Grande a FCB distribuiu bolas e materiais para as escolas de mini basket, devendo repetir o gesto nas próximas paragens.
“Mané” Trovoada frisa a potencialidade dos talentos locais e sublinha os exemplos de Victor Andrade e Stéfano Silva, ambos com 17 anos, e que recentemente foram do Rosariense para os juniores do Obras Basket da Argentina e do FC. Porto de Portugal, respetivamente e elogia o trabalho feito pelos treinadores locais com os poucos recursos à sua disposição, sublinhando o treinador do Rosariense, Délio Leite. Victor Andrade, inclusive, foi promovido este no para a equipa sénior e estreiou-se recentemente pelo campeonato principal argentino.
O mesmo programa será realizado em Porto Novo e em São Vicente, estando a deslocação à ilha do Monte Cara prevista para a próxima quinta-feira, 15 de fevereiro. A ideia é cobrir todas as regiões desportivas ao longo deste ano, inclusive, a FCB está a programar uma grande clinic no verão coma presença de Edy Walter Tavares do Real Madrid, provavelmente no Maio e, possivelmente, em outras ilhas.
De sublinhar ainda que recentemente a FCB realizou uma clinic de basquetebol de formação na cidade da Praia com um técnico espanhol credenciado pela FIBA.
Comentários