Sampdória de Itália contrata jovem promessa cabo-verdiano
Desporto

Sampdória de Itália contrata jovem promessa cabo-verdiano

 Bruno Amado é mais um jovem cabo-verdiano a despontar para o futebol internacional. Produto da EPIF, a escola de futebol do professor Djédje, na Praia, o atleta estava nos sub-19 do Sporting de Espinho, Portugal, mas acaba de assinaar o seu primeiro contrato de jogador profissional. E logo com a Sampdoria de Itália.

Aos 16 anos, Bruno Amado assinou esta quarta-feira, 17, o seu primeiro contrato profissional com a U.C. Sampdoria, conhecido emblema da Serie A italiana, famosa pelo seu programa de formação onde militam alguns jogadores africanos, sobretudo, guineenses, mas também de outras paragens da Europa e do mundo, nomeadamente portugueses.

Bruno irá seguir o seu percurso normal de evolução nos sub-17 do seu novo emblema com vista a integrar a equipa principal no futuro, ele que estava a ter já uma primeira experiência internacional nos sub 19 do Sporting de Espinho de Portugal. O jogador já foi inscrito, inclusive no plantel sub-17, conforme nos dá conta o site transfermerkt.pt

Esta é mais uma contratação a provar que o futuro do futebol cabo-verdiano passa pela aposta na formação, sendo que cada vez mais, as equips estrangeiras procuram jovens talentos mais cedo que custam mais baratos e é possível fazerem um trabalho mais completo de moldagem e integração futura nos seus planteis principais.

É o caso, por explo, de Kenny Rocha Santos que foi bem cedo para a França onde joga nos sub 19 do Saint Ettiene e recentemente foi eleito numa lista dos 60 mais promissores jovens talentos mundiais nascidos em 2000 pelo prestigiado jornal The Guardian.  

Outros casos de jogadores a aventurarem-se no futebol europeu em tenra idade são os casos de Roby Brito, médio centro, filho do antigo internacional cabo-verdiano Bubista, e que já passou por equipas dos escalões de formação de emblemas como o Inter de Milão, Udinese, Sampdória e Crotonne. Actualmente milita no SSD Pro Sesto da 4ª serie italiana, aos 19 anos. Outro que encontra-se filiado aos sub-19 do FC. Porto de Portugal é o colega de Roby na célebre selecção cabo-verdiana que participou nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjin na China, em 2014, o guarda-redes Mário Évora.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.