Um golo de Yannick Semedo apontado a cinco minutos do final da partida, realizada hoje no Estádio Nacional, contra as Maurícias, deu a Cabo Verde a liderança do grupo D das eliminatórias africanas para o Mundial'2026.
O médio do Vizela, da II Liga portuguesa [Yannick Semedo], marcou, aos 85 minutos, quando pairava a sensação de empate, num cruzamento remate que "enganou" o guarda-redes Cláudio Dorian, que até então era o " Homem do Jogo".
Na história do jogo, a contar para a quinta jornada do grupo D, fica uma primeira parte dominadora e perdulária da selecção nacional muito por culpa do guarda-redes adversário.
Claude Dorian travou os remates de Fabrício, Alessio da Cruz, Telmo Arcanjo e Garry Rodrigues, neste último com uma defesa espectacular, quando todo o estádio se preparava para festejar.
A segunda parte foi mais do mesmo, com mais posse de bola do combinado nacional, mas sem lances iminentes de perigo, contrariada com o golo de Yannick Semedo.
Esta vitória de Cabo Verde foi testemunhada pelo Presidente da República, José Maria Neves e pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que marcaram presença no Estádio Nacional.
No outro jogo deste grupo, a Angola (seis pontos) defronta, às 18:00, a congénere da Líbia (sete pontos), sendo que um empate ou uma vitória dos angolanos deixa a selecção de Cabo Verde, isolada na liderança.
Na quarta-feira,19, a equipa dos Camarões (nove pontos) empatou (0-0) com a Eswatini.
Cabo Verde volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 25, em Luanda, para defrontar Angola.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis selecções e os vencedores de cada poule classificam-se automaticamente para o Mundial de 2026.
Os quatro melhores segundos vão disputar uma “final-four” onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos na prova a realizar-se no Canadá, Estados Unidos e México.
11 inicial de Cabo Verde:
Josimar Dias 'Vozinha' (GR), Wagner Pina, Roberto Lopes 'Pico', Logan Costa, Garry Rodrigues, Deroy Duarte, Jair Semedo 'Yannick' Willy Semedo, Telmo Arcanjo, Fabrício Andrade e Alessio da Cruz;
𝗦uplentes: Henrique Tavares e Márcio da Rosa, Edilson Borges 'Diney', Jovane Cabral, David Moreira, Dailon Livramento, Jamiro Monteiro, Yuran Fernandes, David Tavares, Ryan Mendes, Jorge Xavier 'Jojó', Hélio Varela
Comentários