A Assembleia Nacional esteve a ser desinfectada a meio da manhã desta segunda-feira, 27, por recomendação das autoridades de saúde. Em causa, casos suspeitos de coronavírus em três individuos, dois deputados e uma funcionária de serviços gerais. Detalhe: um dos deputados que está aguardar os testes é contacto da mulher que fugiu à quarentena para a ir festa, teve acidente, paralisou o Bloco Operatório durante 24 horas, e o resultado dera negativo. Mas depois se comprovou a sua positividade ao Covid-19.
Os deputados em causa são do Grupo Parlamentar do MpD, que, aliás, e por esse motivo, cancelou as Jornadas Parlamentares desta manhã. Já o Grupo Parlamentar do PAICV ainda se reuniu, mas foi informado dos trabalhos de desinfecção que estavam a decorrer, pelo que os deputados tambarinas suspenderam os trabalhos. A equipa de descontaminação esteve no local até depois das 13 horas, segundo apurou Santiago Magazine.
Sabe este jornal que são três os casos tidos como suspeitos ou de contacto na Assembleia Nacional: dois deputados do GP do MpD e uma funcionária dos serviços gerais da Assembleia Nacional. Esta terá tido contacto com um seu irmão, agente policial, que já havia testado positivo ao Covid-19, e seu caso, aparentemente, não tem ligação com os deputados.
Entre os eleitos nacionais, consta que um deles é marido de uma outra médica pediatra suspeita de coronavírus e há ainda uma deputada do MpD que teria tido contacto com a a mulher que, conforme Santiago Magazine noticiou no dia 1 de Abril, sendo contactado do casal de Achada São Filipe, fugiu de quarentena para ir a uma festa, teve acidente e acabou no Bloco Operatório, que esteve paralisado 24 horas até que saíssem os resultados, que as autoridades revelaram terem dado negativo. Agora, sabe-se que depois das investigações de controlo, a mulher, que o HAN garantiu que ia levar à Justiça, acusou positivo ao Coronavirus. Ela e a deputada são vizinhas e mantêm relação de amizade.
Todos os três casos suspeitos no HAN estão a aguardar pelo resultado dos testes, mas por precaução toda a Assembleia Nacional foi alvo de descontaminação esta terça-feira.
Fonte ligada ao Parlamento afirmou ao SM que os deputados estarão a aguardar qual a decisão do presidente da AN, uma vez que amanhã está agendada sessão parlamentar ordinária que ainda não foi suspensa. Espera-se um comunicado da AN a qualquer momento.
Comentários