Jean-Jacques Welfring visita na manhã desta quarta-feira, 21 de Junho, o concelho de Santa Catarina. Do programa consta visita às instalações da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), concretamente o hospital Santa Rita Vieira e a Escola Técnica de Assomada, Grão-Duque Henri.
Antes, o embaixador é recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Beto Alves, seguindo-se para Achada Falcão, para visitar as instalações da RSSN, designadamente o gabinete técnico e o hospital Santa Rita Vieira.
Trata-se de duas obras financiadas pelo Luxemburgo, um país que tem sido um dos grandes parceiros do processo de desenvolvimento de Cabo Verde, financiando projectos em vários domínios, com destaque para os sectores da saúde e da educação.
No caso concreto da RSSN, Luxemburgo esteve no processo desde o seu arranque, tendo disponibilizado um montante global de 8 milhões de euros, que suportou todos os estudos, a preparação técnica e administrativa para a criação e montagem da região, bem como a construção do hospital Santa Rita Vieira e do gabinete técnico.
Oficialmente a RSSN começou a funcionar em 2008, 3 anos após o início do programa – que foi em 2005.
A RSSN conta neste momento quase 11 anos de funcionamento - quando foi publicado o decreto-lei nº 58/2006, de 26 de Dezembro que aprovou a sua criação - e serve cerca de 121 mil pessoas, espalhadas pelos seis municípios a saber: Santa Catarina, Santa Cruz, Tarrafal, São Miguel, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo.
A Escola Técnica Grão-Duque Henri, também financiado por este país europeu, conta já com 17 anos de funcionamento.
Comentários