Eleições presidenciais.cv 2021. NOTAS DE REFLEXÃO!   
Ponto de Vista

Eleições presidenciais.cv 2021. NOTAS DE REFLEXÃO!  

Alguns eleitores HIPOTECAM o seu voto por um mísero 2 mil escudos. Dois mil escudos é o preço actual de uma botija de gás em Cabo Verde.

É notório que com o aproximar do dia das eleições presidenciais em Cabo Verde, afloram-se esquemas tenebrosos e assustadoras urdindo o negócio de votos. Algo que era suposto ser decidido por livre e consciente vontade, está a sofrer o pior dos assédios que se possa imaginar, levando o Governo da República a, praticamente, suspender a governação e envolvendo-se ferrozmente nas campanhas. E a reboque, atrelando a si, “Boneco” e os respectivos membros de Governo.

Temos que repensar e reflectir à volta das nossas eleições e no poder do nosso voto e das consequências daí advenientes.

Cada um é livre de votar lá onde bem entender. Mas a melhor opção para o país nem sempre tem sido escolhida de forma livre e democrática.

Agora voltemos ao essencial sobre esta reflexão.

Alguns eleitores HIPOTECAM o seu voto por um mísero 2 mil escudos. Dois mil escudos é o preço actual de uma botija de gás em Cabo Verde.

Supondo que a mesma possa durar 3 meses (90 dias), o que significa que vender o seu VOTO a este preço tem hipoteticamente, mais coisa menos coisa, esses 90 dias de período de graça ao qual, com alguma sorte, é-lhe ouvido as suas preces de outras necessidades.

Depois desse período, terá que enfrentar SOZINHO E DESTERRADO NO DESERTO DA AMARGURA, os restantes 57 (cinquenta e sete) longos meses sem poder reclamar de algo que em vez de usar em CONSCIÊNCIA, hipotecou em razão de um problema ou necessidade momentânea que para além de lhe sequestrar o direito de reivindicar, ofuscou de igual forma, a possibilidade de mudar o futuro que a seus descendentes pertencem.

 O que devemos perguntar é:

- Porque nos pedem que lhes vendamos algo que devia ser dado em troca de confiança?

-Será que aquele que quer comprar o nosso voto está em condições de HONESTAMENTE assumir compromisso de defender aqueles que o elegeram?

- Talvez hoje Electricidade podia não aumentar 37%, mas sim apenas 2% ou 5%, assim como acontece em qualquer parte do mundo?

- Quanto uma pessoa que compra meu voto vai buscar do cofre do Estado (dinheiro para educação, saúde, aumento salarial, diminuição de preços de produtos) para Compensar?

- Se não houvesse compra de votos, havei mais dinheiro para mais Emprego Jovem e mais Bolsa de Estudos?

BOA REFLEXÃO…!!!

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.