• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia: Francisco Carvalho anuncia negociações com parceiros internacionais para construção de habitações sociais
Política

Praia: Francisco Carvalho anuncia negociações com parceiros internacionais para construção de habitações sociais

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, anunciou hoje a negociação com três parceiros internacionais para a construção de habitações sociais tendo em vista o combate ao défice habitacional.

O edil falava aos jornalistas no acto da entrega de três casas reabilitadas, no bairro de Tira Chapéu, no rol de um total de 50 moradias de famílias carenciadas que beneficiaram com a colocação de tetos novos e casas de banho, num esforço financeiro de cerca de 20 mil contos.

Conforme Francisco Carvalho, tratou-se de um esforço financeiro unicamente da autarquia que tem em perspectivas “bons parceiros” que , conforme adiantou, já predispuseram a apoiar a edilidade no combate ao défice habitacional na cidade da Praia.

“Nós já temos em perspectivas bons parceiros que já viram e já convenceram que essas intervenções são necessárias e fundamentais. Ainda neste mandato vamos iniciar com novos tipos de intervenção, por forma a dar resposta ao problema de habitação”, disse.

Francisco Carvalho adiantou que a edilidade tem um conjunto de projectos e iniciativas, estando, neste momento, em negociações com três parceiros internacionais para construção de habitações sociais no município.

“Trata-se de uma resposta de fundo, de uma resposta estruturante. São três parceiros internacionais com os quais estamos em negociações”, disse, escusando-se de revelar a identidade dos parceiros.

Para já indicou que o plano detalhado do bairro de Achada São Filipe prevê áreas destinadas à construção de habitação de interesse social e falou ainda de um conjunto de outras medidas relacionadas com o acesso a lotes, nomeadamente através de aforamento.

O objectivo, indicou, é de criar formas alternativas para ajudar as pessoas a terem acesso às casas, devendo uma das soluções ser a aposta em cooperativas de habitação.

A edilidade conta até finais de Maio proceder à entrega de 50 casas reabilitadas nos diversos bairros do município, no quadro das celebrações do dia da Cidade da Praia, assinalado a 29 de Abril e do dia do Município, que se celebra a 19 de Maio.

Partilhe esta notícia